quinta-feira, 21
 de 
novembro
 de 
2024

130 mulheres participam de evento na câmara de Piên

Grande público prestigiou o evento da Procuradoria da Mulher. Foto: Assessoria de Imprensa/Câmara de vereadores de Piên
Grande público prestigiou o evento da Procuradoria da Mulher. Foto: Assessoria de Imprensa/Câmara de vereadores de Piên
Intitulado ‘Papo de Mulher’, evento foi realizado pela Procuradoria da Mulher em alusão ao Agosto Lilás

Com uma programação composta por palestras, sorteio de brindes e surpresas, a Procuradoria da Mulher de Piên, órgão vinculado ao poder legislativo municipal, realizou o evento Papo de Mulher, na noite da última quinta-feira, em alusão ao Agosto Lilás. Aproximadamente 130 mulheres estiveram presentes e lotaram o plenário da câmara de vereadores.

Entre os atrativos, estiveram duas palestras abrangendo os temas empreendedorismo feminino e motivação, proferidas por Rosa Demarco e o médico Alfredo Bittencourt, respectivamente. As participantes ainda puderam compartilhar experiências, tirar fotos e confraternizar em um coffee break.

Na abertura do evento, o presidente da câmara, Giomar da Rosa, o Juma, destacou algumas as ações da Procuradoria. “Quero parabenizar a vereadora Seandra, que é a nossa Procuradora da Mulher aqui de Piên, e todos os servidores da Câmara de Vereadores pelo belíssimo evento. Fui testemunha ao longo desta semana dos preparativos para esta noite e posso dizer que vi e presenciei todos servidores envolvidos, juntamente com a vereadora Seandra, trabalhando com muito carinho e dedicação na preparação deste evento”, apontou.

A vereadora e Procuradora da Mulher de Piên, Seandra Cordeiro de Oliveira, fez questão de lembrar que o Papo de Mulher, é um evento em alusão a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o combate à violência contra as mulheres. “O mês de agosto foi escolhido porque nesse mês, há 17 anos, em 2006, foi sancionada popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, com o objetivo principal de combater a violência doméstica e proteger este público”, disse.

Na ocasião, Seandra lembrou que a maioria dos casos de violência é praticada por pessoas conhecidas das vítimas. “Sendo 7 a cada 10 casos. A cada 4 horas uma mulher é violentada no Brasil. No Paraná, são registrados 4,6 mil casos mensais de violência. Em Piên, nossa Procuradoria da Mulher fez 15 atendimentos somente nesse primeiro semestre. Em torno de 30 mil mulheres estão com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça. Em Piên, temos atualmente 30 mulheres com medidas protetivas. Em 2022, o Paraná ficou em sexto lugar no ranking de feminicídio do país, com 77 vítimas”, disse.

De acordo com a vereadora, a violência contra as mulheres é um problema global e transcende as fronteiras culturais, sociais e econômicas. “A campanha Agosto Lilás é de extrema importância para chamar atenção à causa e trazer o tema ao debate. Alertar a sociedade a desconstruir estereótipos e promover igualdade, praticar empatia e compaixão, sem julgamentos. Acolher e proteger. Incentivar as vítimas a romperem o silêncio e buscar ajuda, bom como educar a população sobre a responsabilidade coletiva de criar um ambiente seguro e respeitoso para as mulheres é dever de toda sociedade”, complementou.

O evento contou com o apoio da Sala do Empreendedor de Piên e do Sebrae, e com o apoio cultural da Famossul e da agência do Banco Sicoob de Piên. Muitos empresários contribuíram com brindes que foram sorteados durante o encontro.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email