terça-feira, 26
 de 
outubro
 de 
2021

125 anos do Cerco da Lapa são celebrados com programação especial

Pica-paus eram denominadas as tropas aliadas ao governo federal. Foto: Divulgação/Departamento de Turismo da LapaA histórica cidade da Lapa celebra, neste ano, os 125 anos em que foi cenário da batalha entre Federalistas e Legalistas. O episódio conhecido como ‘Cerco da Lapa’, da Revolução Federalista, foi consagrado nacionalmente em 21 de dezembro de 2017, quando foi sancionado o projeto de lei que instituiu o Dia Nacional do Cerco da Lapa.

Para homenagear a participação da cidade paranaense no acontecimento e relembrar a data, uma programação especial será realizada neste sábado, em diversos pontos do município. Confira a programação completa.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esporte, Márcio Assad, a celebração marcará também o início das atividades dos 250 anos de fundação da cidade. “Serão lançados a marca alusiva aos 250 anos, a música exaltação sobre a data e um projeto denominado ‘Arte combina com a Lapa’. No Teatro, teremos exibição de filmes alusivos ao tema Revolução Federalista e, na praça General Carneiro, o Cerco Cultural da Lapa, com várias atividades e expressões culturais, como música, performances teatrais, aulas de arte a céu aberto e a participação especial de artistas plásticos do grupo Urban Sketchers Curitiba, que irão retratar as cenas urbanas do belíssimo patrimônio histórico tombado”, afirma.

Programação

Data: 9 de fevereiro

  • Local: Praça General Carneiro
    Hora: 14 às 17 horas
    Atividades recreativas promovidas pelo Centro da Juventude: “Cerco Cultural da Lapa”.
  • Local: Pantheon dos Heroes
    Hora: 10h30
    Cerimonia Cívico-Militar
  • Local: Teatro São João
    Hora: 14 às 17 horas
    Exibição dos filmes ‘Vítimas da Vitória’ e ‘Desterro’, alusivos ao episódio do Cerco.
  • Local: Alameda David Carneiro
    Hora: 19 horas
    Apresentação da Banda da 5ª Divisão do Exército
  • Local: Alameda David Carneiro
    Hora: 20h30
    Encenação da peça ‘Última Estação’, produzida pela União dos Artistas Lapeanos (UAL)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email