sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 12/04/2024

Politicando
Politicando

Paraná I

O governador Ratinho Junior segue sendo um dos mais bem avaliados do país. 79% da população paranaense aprova a gestão, segundo a Pesquisa Quaest, divulgada ontem, que avalia as gestões estaduais e federal no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, com governadores antagonistas à gestão Lula. Ratinho Junior é mais bem avaliado do que Romeu Zema (62%) e Tarcísio de Freitas (62%).

Paraná II

Segundo a pesquisa, entre as pessoas ouvidas no Estado, 59% avaliam o governo Ratinho Junior como bastante positivo, 30% como regular e apenas 7% como negativo. Outros 4% não sabiam ou não responderam. Em São Paulo e Minas Gerais, apenas 41% avaliam positivamente a gestão, o que significa menos da metade.

Paraná III

Nas áreas de educação, infraestrutura e geração de emprego e renda, a atuação do governo Ratinho Junior foi destaque. Segundo a Quaest, 63% consideram positivo o trabalho feito na educação e 60% nas políticas de geração de emprego e renda. A atuação nas áreas de habitação e infraestrutura e mobilidade foi considerada positiva por 55% da população em cada uma. O levantamento ouviu 1.121 eleitores paranaenses com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Contenda I

Encerrado o prazo de filiações partidárias e transferências dentro da janela política, uma grande surpresa foi a composição do PSD de Contenda. O partido, que é a sigla do governador Ratinho Junior, está com o vice-prefeito Gilmar Carpejani, pré-candidato a prefeito na eleição desse ano. O fato que chamou atenção foi a formação da chapa de pré-candidatos a vereador, que reúne quatro legisladores com mandatos, outros quatro suplentes com maior votação na cidade, uma ex-vereadora e uma professora.

Contenda II

Na chamada “conta de padeiro”, o time do PSD somou os votos daqueles que já enfrentaram as urnas no passado e chegaram a conclusão que devem ultrapassar a marca de 3.500 votos, com isso, podem eleger até cinco vereadores dentro da chapa. Obviamente que tudo isso são suposições. Além do PSD, Gilmar Carpejani terá uma coligação que reunirá ainda o Progressista e o PRD.

Pedágio na Lapa I

Em decisão publicada nesta semana, a juíza Tani Maria Wurster, da 2ª Vara Federal de Curitiba, indeferiu a liminar da Ação Civil Pública impetrada pela prefeitura da Lapa que pleiteava a isenção da tarifa de pedágio na Rodovia do Xisto para moradores do Distrito da Mariental. No documento, a magistrada acatou a alegação da Concessionária, que afirma que mantém mecanismo de redução da tarifa com o Desconto para Usuário Frequente (DUF) e o Desconto Básico da Tarifa (DBT) voltados aos usuários que utilizam com frequência a rodovia.

Pedágio Lapa II

Em nota publicada nas redes sociais, a municipalidade informou que respeita, mas discorda e vai recorrer da decisão. Ao mesmo tempo, detalhou que segue acompanhando com atenção o descumprimento, por parte da Concessionária da Lei Municipal 4207/2024, que estabelece a isenção a população residente nas localidades do Feixo, Feixo Botiatuva, Lagoão, Pavão, Tijuco, Mariental, Palavra da Vida, Porteiras, Restinga, São Cristóvão e Vila Esperança (na Mariental).

Piên

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piên tem um novo gestor. Agricultor e empresário do ramo agrícola, Afonso Tascheck (foto) aceitou o convite do prefeito Maicon Grosskopf e será o responsável pela pasta. A pasta era antes coordenada por Carlos Augusto Magon, que deixou o cargo nos últimos dias para assumir um novo desafio na iniciativa privada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email