Site icon Jornal O Regional

Uso de extintores em carros ainda gera dúvidas

Eletricista Evaldo mantém o extintor atualizado. Foto: Arquivo/O RegionalNo ano passado, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tornou obrigatória a utilização de extintores nos veículos, reforçou a necessidade do equipamento e colocou todos os motoristas em alerta. Porém, a nova decisão do órgão de tornar facultativo o uso do equipamento gerou polêmica e dúvidas entre os condutores.
A determinação foi tomada pelo Contran após 90 dias de avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos, e tornou facultativa a presença do equipamento em utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Segundo o órgão, o extintor só é obrigatório para os veículos utilizados comercialmente no transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.
Diante dessa nova situação, há quem acredite que a não obrigatoriedade do uso do extintor poderá gerar economia. Por outro lado, há quem entenda como necessidade e segurança a conservação do equipamento.
É o caso do eletricista tijucano Evaldo Lourenço das Neves, da Auto Elétrica Aeconalte, que sempre está com o extintor atualizado. “Já vi muita gente salvar seu carro e até mesmo imóvel, por ter um extintor em dia”, comentou. O eletricista destaca ainda que utilizar o extintor de forma rápida em caso de pane e curto elétrico impede que as chamas se espalhem. “Por conta disso, embora não seja mais obrigatório, mantenho sempre meu extintor em plenas condições de funcionamento”, reforça.
O cabo Martins, do Corpo de Bombeiros de Piên, explica que o extintor ABC pode ser usado em diversas ocasiões. “Todos os carros já estão saindo de fábrica com a extintor ABC. Ele é o mais completo e pode ser usado para conter incêndios causados por materiais líquidos, sólidos, inflamáveis e elétricos”, descreve. Martins destaca ainda a importância de andar com o equipamento em dia e realizar treinamentos sobre a utilização correta. “Já aconteceu situações em que o motorista nem precisou do Corpo de Bombeiros porque conseguiu controlar o fogo usando o extintor do carro. Por isso, a orientação é fazer um treinamento em casa para verificar como o equipamento funciona. Isso não é uma questão de cobrança do trânsito, mas de segurança própria”, aponta.
Penalidade – De acordo com o Contran, as autoridades de trânsito realizam a fiscalização nos veículos em que o uso do equipamento é obrigatório. Quem não esteja com o extintor ou com a validade vencida poderá ser multado em R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação.

Sair da versão mobile