Site icon Jornal O Regional

Unidade de processamento de alimentos promoverá geração de renda no campo

Cerimônia de inauguração reuniu autoridades. Foto: Gisele Barão/SEABFoi inaugurada na última semana, em Agudos do Sul, a Unidade de Alimentos Minimamente Processados do Agricultor e Agricultora Familiar. O investimento foi de R$ 129,7 mil, dos quais 127,2 mil repassados pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e o restante em contrapartida do município. O projeto é uma parceria da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária de Agudos do Sul e Região (Copasol Sul) e do Programa Agudos Crescendo com Você, da prefeitura, tendo ainda apoio da Emater.

O espaço visa promover o desenvolvimento e o crescimento econômico das famílias rurais, gerando emprego e aumento de renda, com expectativa de beneficiar indiretamente 5 mil pessoas. A unidade está instalada nas antigas dependências de uma escola municipal abandonada, na comunidade de Palmitos de Cima. De início, segundo a prefeita Luciane Teixeira, os alimentos processados serão destinados principalmente para merenda escolar na região. “Também podem ser fornecidos para ações sociais, hospitais e, futuramente, na comercialização em supermercados”, destacou a prefeita.

Presente na inauguração, o secretário de estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, elogiou a capacidade de organização da comunidade. “No Paraná, temos 175 pequenas cooperativas da agricultura familiar, além das associações, dando as mãos para um propósito comum”, disse.

A presidente da Copasol, Aline Pasda, destacou o crescimento da cooperativa, que vai conduzir as atividades no local. “Temos evoluído muito dentro do projeto. Sem boas parcerias, não conseguimos crescer. Mas, unidos, evoluí

Sair da versão mobile