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Transporte de passageiros Piên-Curitiba gera reclamações

Luiz Antônio pontua algumas dificuldades enfrentadas pelos passageiros. Foto: Arquivo/O Regional
Luiz Antônio pontua algumas dificuldades enfrentadas pelos passageiros

Valor alto da passagem, falta de cobrador durante a viagem e desembarque no trevo da cidade sem parada na rodoviária. Essas são algumas das reclamações dos passageiros que precisam utilizar os serviços da empresa Expresso São Bento para viajar entre Piên e Curitiba. A reclamação dos passageiros ganhou força nos últimos anos, com mudanças nos horários, aumento da tarifa e mais recentemente a extinção da função de cobrador.
Agora, sem a função do cobrador, são os motoristas que fazem a cobrança das passagens daqueles que embarcam ao longo do percurso entre São Bento do Sul e Curitiba. Além disso, cabe ao motorista deixar o volante cada vez que um passageiro precisa colocar ou retirar as malas do bagageiro.
Para o passageiro Luiz Antônio Felisberto, a falta de cobradores no ônibus acaba atrapalhando durante a viagem. “Se o tempo está chovendo e tem muitos passageiros para o embarque, até o motorista cobrar cada passagem muitos acabam se molhando. Além disso, em feriados e épocas de festa, muitos passageiros viajam de pé devido à lotação”, completou. Já o jovem Luiz Henrique reclama que mesmo com a construção da rodoviária em Piên, na maior parte dos horários o ônibus deixa os passageiros no trevo da cidade. “Continuamos tendo que percorrer a pé todo trecho de acesso ao centro”, relata.
Mesmo com todas essas deficiências no serviço, o preço da passagem é um dos mais caros da região. Os valores das tarifas custam R$ 20,00 e R$ 22,00, em média. Ou seja, para ir e vir Piên-Curitiba, ou vice-versa, o cidadão paga quase R$ 50,00. Moradores de Agudos do Sul, por exemplo, pagam pouco mais de R$ 10,00.
Expresso São Bento – Responsável pela concessão do serviço de transporte de passageiros entre São Bento do Sul e Curitiba, a empresa Expresso São Bento informou a reportagem que a extinção da função de cobradores de passagem se deu devido ao momento de crise. E que para facilitar a vida dos usuários do transporte a empresa adotou o sistema de emissão de passagens via smartphone, que é um meio de cobrança moderno no mercado. Em relação ao valor da passagem, o representante da empresa declarou que os valores são determinados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nas linhas Curitiba a São Bento do Sul, e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), entre Curitiba e Piên.
Alternativa – Uma das possibilidades para amenizar os gastos e tentar atender a demanda de pessoas que viajam neste trajeto seria a criação de uma linha local entre Piên e Agudos do Sul, conciliando com os horários do ônibus metropolitano.
 

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