Site icon Jornal O Regional

Tijucas do Sul iniciará montagem de memorial da revolução

Fotos do Capitão Jorge Leprevost estarão no memorial/Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Tijucas do SulBuscando preservar a história de seu povo, o município de Tijucas do Sul deverá inaugurar ainda neste primeiro semestre o memorial da Revolução Federalista. As batalhas, que resultaram em diversas mortes e demonstraram a entrega por amor pela pátria, antecederam o Cerco da Lapa.
Toda esta história de bravura será tema do memorial, o qual está sendo montado pelas Secretarias Municipais de Cultura e Esportes e de Turismo e Meio Ambiente. “Haverá exposição de armas, projéteis, fotos e demais arquivos da época. Vamos apresentar painéis para contar de forma detalhada toda a história”, relatou a secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente, Jane Dissenha. O prédio onde será elaborado o memorial está localizado aos fundos da prefeitura e teve as obras finalizadas em 2014. “Atualmente este local recebe outras secretarias municipais, mas já havia sido projetado para abrigar o memorial”, prevê Jane.
Um dos destaques do memorial certamente será o Capitão Jorge Leprevost, que foi comerciante no município, sendo o responsável em organizar e comandar a 4ª Companhia do 5º Batalhão da Guarda Nacional, que atuou na resistência ao cerco da praça em Tijucas. Após ser ferido com um tiro no peito, Jorge foi encaminhado ao hospital onde foi morto em 21 de janeiro de 1894 por elementos das forças revolucionárias. Ele terá uma placa em homenagem à sua fidelidade ao Brasil e à sua honrosa morte.

Sair da versão mobile