Site icon Jornal O Regional

Tijucas do Sul disponibiliza recursos para contratação de técnicos agrícolas

Cultivo de morango/Foto:ArquivoA diversificação e incentivo de novas culturas tem sido uma prática do atual governo municipal de Tijucas do Sul através da Secretaria de Agricultura. Recentemente, a prefeitura e a Associação de Moradores da comunidade rural de Campestre firmaram um convênio para a contratação de dois técnicos agrícolas. A prefeitura vai disponibilizar 30 mil reais pelo período de 10 meses para contribuir na contratação, enquanto a associação administrará o recurso e aplicará o valor.

A intenção é que os técnicos atuem, a princípio, na orientação da produção de champignon e morango, culturas que estão sendo incentivadas no município. João Darci Farias trabalhou 20 anos na produção de fumo e agora mudou radicalmente, optando pela cultura do champignon (cogumelos). “Essa presença dos técnicos é muito importante, precisamos evoluir, tornar nosso trabalho mais rentável e quanto mais informação e apoio existir melhor”, avaliou.

Na produção do champignon, a preocupação é com os fungos, grandes vilões das safras. No caso do morango, a demanda é em relação à comercialização. Há necessidade de ampliar as opções de mercado. O agricultor Francisco Nadir Melo está no segundo ano de plantação do morango e também destaca positivamente a presença dos técnicos no município. “São profissionais com conhecimento e que podem ajudar, inclusive na apresentação de novas opções de comércio”, comentou. Nadir está atuando na produção de morango orgânico.

Sair da versão mobile