Site icon Jornal O Regional

Tijucas captura mosquito que transmite a dengue

Aedes albopictus tem semelhança com o pernilongo, tendo as pernas mais longas e listradas em branco e preto. Foto: Divulgação/SAÚDE é VitalAs altas temperaturas desta época do ano, somadas as chuvas e ao acúmulo de água parada, têm feito com que os casos de dengue voltem a preocupar em todo o pais e também na região. Nesta semana, a equipe da Vigilância em Saúde de Tijucas do Sul confirmou a captura de larvas e do mosquito Aedes albopictus, no bairro Bosque da Saúde.

Este inseto, que também transmite dengue, é da família do já conhecido Aedes aegypti. “O albopictus é encontrado mais em cidades de periferias, que têm quadros urbanos e rurais próximos. É um mosquito que tem característica de mata”, detalha a coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas do Sul, Helen Aline Melo. A captura do inseto aconteceu através de uma moradora do Bosque Saúde, que imediatamente levou para análise da vigilância. “A equipe fez a identificação e se deslocou até a residência da pessoa envolvida, onde foram coletadas mais seis larvas dentro de um pneu. Em seguida, foi enviado todo material ao laboratório que confirmou ser o mosquito que transmite dengue”, conta Helen.

Com a confirmação da presença do Aedes albopitus, a equipe da vigilância iniciou os trabalhos de combate a novos focos. “Estamos indo de casa em casa no Bosque da Saúde, realizando fiscalização e orientando os moradores. É fundamental que os lixos não sejam jogados na rua, já tivemos casos no Brasil em que foram encontrados focos do mosquito em sacolas plásticas e tampas de refrigerante”, relata Helen, repassando algumas orientações. “O Aedes é um mosquito semelhante ao pernilongo, no entanto, com pernas maiores e, no caso do albopictus, elas são listradas. Ao ver algo semelhante, o aconselhado é fazer a captura e encaminhar para a vigilância tomar as providências”, comenta.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor atrás dos olhos, mal-estar e dores nas juntas. “Os indícios da doença aparecem de 3 até 15 dias após a picada. Todo cuidado é necessário, neste ano, já tivemos um registro confirmado de dengue em São José dos Pinhais, onde o paciente foi contaminado no próprio município”, alertou Helen.

Sair da versão mobile