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Sebrae orienta empreendedores para superar a desaceleração das vendas

Lucas Hahn destaca que empreendedores precisarão ter muita persistência. Foto: DivulgaçãoEmpreender é uma tarefa por si só já bastante difícil e que exige muita sabedoria e conhecimento. Neste momento de crise, esta missão torna-se ainda mais complexa e é preciso todo cuidado para diminuir os efeitos e superar esta turbulência que tem atingido a todos. Neste sentido, o Sebrae é uma importante ferramenta de auxílio e apoio às empresas.

De acordo com coordenador estadual de comércio e mercado do Sebrae, Lucas Hahn, o primeiro passo a ser adotado pelos empresários é verificar o fluxo de caixa. “Nesta análise, o empreendedor terá um diagnóstico de quanto tempo ele pode suportar esta recessão”, orienta Hahn. Em seguida, é sugerido postergar o pagamento dos fornecedores. “É uma alternativa solicitar prazos maiores para diluir os gastos. Esta proposta tem sido bastante utilizada e auxilia a ter um fôlego maior neste primeiro momento”, enfatiza.

Outro ponto importante é a contenção de despesas, não sendo o momento para efetivar grandes investimentos. “É necessário ter um plano de contenção, evitando gastos exagerados e desnecessários”, salienta Hahn. Um passo seguinte está na organização do quadro de colaboradores. “Reduzir carga horária, implantar banco de horas ou mesmo conceder férias são pontos a serem analisados. É preciso ter diálogo com o funcionário, abrindo espaço para ele também sugerir medidas neste período”, relata.

A procura por empréstimos bancários também aumentou consideravelmente nas últimas semanas. “É preciso ter uma análise criteriosa deste processo. É fundamental o empreendedor saber de quanto irá precisar, consultando as taxas de juros e as condições de vários bancos”, pontua Hahn, não recomendando a procura por agiotas. “Qualquer transação mal sucedida poderá comprometer a saúde financeira da empresa e até mesmo obrigar o encerramento das atividades”, ressalta.

Neste período de recessão é sugerido que os empreendedores estejam atentos a novas tendências, como a forma de atendimento delivery e agendamento. “Em virtude do isolamento, muitas pessoas preferem comprar desta forma, o que tem auxiliado a amenizar os impactos”, conta Hahn. “Além disso, é preciso fidelizar os clientes, ampliar o contato com eles e ser criativo para chamar a atenção em promoções”, salienta.

Por fim, o Sebrae orienta os empreendedores a terem calma e a efetivarem um projeto para enfrentar este momento. “Depois de um 2019 difícil, muitos esperavam um ano de crescimento e melhores possibilidades. Infelizmente, o cenário mudou, mas estamos todos no mesmo barco”, reforça Hahn, que ressalta a importância de valorizar o comércio local. “O pequeno empreendimento precisa deste apoio, eles são os primeiros a sentirem o impacto e são os que mais empregam em todo o país. Por isso, é indispensável termos um olhar diferente para eles”, conclui.

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