Site icon Jornal O Regional

Sebrae alerta empreendedores sobre as condições para solicitar crédito

Sebrae tem disponibilizado consultorias e cursos gratuitos via internetFoto: Fabio Ulsenheimer/Prefeitura de ToledoEmpreender sempre foi uma tarefa complexa e que exigiu dos empresários muito jogo de cintura, coragem e planejamento. Com os efeitos da pandemia, esta missão tornou-se ainda mais delicada e fez com que muitos comerciantes buscassem auxílio em linhas de crédito, o que pode nem sempre ser a melhor opção.

De acordo com o coordenador estadual de serviços financeiros e ambiente do Sebrae Paraná, Amberson Bezerra da Silva, com a pandemia o poder público disponibilizou novas linhas de crédito emergenciais para que as empresas cubram os gastos com folha de pagamento e capital de giro. “São empréstimos com carência de 6 meses a 1 ano, que contam com taxas a partir de 0,41% mês”, detalha Silva.

Apesar da facilidade no acesso ao crédito, é importante o empreendedor realizar primeiramente uma profunda análise nas contas de sua empresa. “O empresário deve averiguar o fluxo de caixa, se é possível renegociar prazos maiores com fornecedores e credores, além de promover ajustes que deem maior eficiência e economia”, orienta Silva, salientando que apenas após este levantamento é que se deve procurar um empréstimo. “Este estudo é primordial para saber a real necessidade e qual o valor necessário. Uma solicitação de crédito mal feita pode agravar ainda mais a situação em um futuro breve e até mesmo causar o fechamento do negócio”, alerta.

Caso seja necessário o empréstimo, o Sebrae disponibiliza em seu site uma ferramenta com várias informações sobre as linhas de crédito. “São várias linhas disponíveis, inclusive, informações sobre o suporte da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC), que atua com o aval nas operações e crédito junto as instituições financeiras”, relata Silva. Para tanto, é importante a empresa estar sem restrições. “Caso haja inconformidades, é recomendando que a empresa negocie com os credores e deixe as restrições sanadas antes de acessar o crédito. Aliado a isso, é importante que o interessado dê preferência à instituição bancária em que já tem conta e possui relacionamento”, recomenda.

Com as dificuldades da pandemia, o Sebrae reforça a necessidade dos empresários se reinventarem para minimizar os prejuízos. “Muitos empreendedores tiveram sucesso na implantação de novos modelos de negócio, sistemas delivery e home office. As palavras-chave neste momento são relacionamento e criatividade. É preciso entender o mercado e saber chegar até o consumidor”, pontua.

O Sebrae ampliou o seu atendimento digital, o acesso é pelo site, lá o empresário encontra uma série de serviços, que vão desde o acesso a cursos a consultorias gratuitas e demais orientações. O endereço do portal é o www.sebraepr.com.br ou ainda pelo telefone 0800 570 0800.

Pronampe – O governo federal disponibilizou recentemente uma nova linha de crédito com o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Com condições atrativas, as agências de bancos públicos tiveram grande demanda de atendimento e a quantia disponível foi contratada em poucos dias. Diante deste cenário, o governo estuda novas plataformas de crédito, que devem ser lançadas nas próximas semanas.

Sair da versão mobile