Site icon Jornal O Regional

Revisão pode evitar problemas em veículos durante viagem de férias

Mecânico Hermes destaca que vários itens são revisados. Foto: Arquivo/O RegionalCom a chegada das comemorações de final de ano e férias, é comum muitas famílias pegarem a estrada para aproveitarem o período de descanso. No entanto, antes da viagem é de grande importância que os veículos passem pelas famosas revisões, buscando garantir o bom funcionamento do automóvel e a segurança dos passageiros.

Na revisão de férias são conferidos itens dos sistemas elétrico, mecânico, hidráulico e arrefecimento. O mecânico Hermes Schreiner, da HJS Centro Automotivo, de Piên, detalhou como é realizado este importante procedimento no automóvel. “Níveis de todos os óleos, sejam eles de motor, câmbio, freio e direção, são verificados. Importante lembrar sobre o nível de água do radiador, água do limpador de para-brisas e a condição das palhetas, além da verificação da situação dos filtros de ar, óleo, combustível e para carros que contenham ar-condicionado o filtro de cabine. Nos carros carburados, é feita a limpeza e regulagem do carburador, já nos carros com injeção eletrônica são feitos testes nos bicos injetores e, se necessário, a limpeza dos mesmos. Nos freios, é verificada a condição das pastilhas e discos, assim também como os rolamentos de roda e o sistema de suspensão. Também são conferidas as luzes de freio, faróis e piscas”, descreveu.

Segundo o profissional, não há um tempo estipulado para que seja efetuada a inspeção, no entanto é preciso estar atento às condições de uso apresentadas pelo automóvel. “Isso varia conforme as condições de uso do veículo, mas para evitar determinados problemas, de 5.000 a 10.000 quilômetros é recomendado fazer um check-up nos principais itens, levando seu carro a uma oficina de confiança”, relatou Hermes, destacando alguns sinais que podem indicar a necessidade de uma vistoria. “De acordo com alguns modelos, mostrará no painel um símbolo de inspeção, ou popularmente chamado como luz da injeção. O alto consumo de combustível e baixo rendimento do veículo são outros sinais para uma revisão”, explicou.

O pedreiro Geremias Fremanes, da localidade de Ribeirão Vermelho, em Quitandinha, mantém à risca a manutenção do seu veículo. “No mínimo uma vez por ano eu paro para revisar o meu carro. Utilizo ele para o trabalho e para o passeio, por isso não deixo ele acumular problemas”, enfatizou. Embora tenha um veículo mais antigo, o pedreiro capricha no visual da sua Elba Weekend. “Troquei os pneus, fiz balanceamento, geometria e cambagem nesta semana. Não deixo ele decair, de jeito nenhum”, concluiu.

Sair da versão mobile