O grande problema é que os promotores dos eventos colocam seus produtos de divulgação em locais inadequados, que além de resultar na poluição visual da cidade também prejudicam a segurança das pessoas. Muitos banners e faixas são fixados nos trevos das cidades, dificultando a visibilidade dos motoristas e contribuindo para acidentes. “Aconteceu aqui em Agudos do Sul na semana passada. Um motorista ficou lendo a propaganda e bateu em uma moto que aguardava na rotatória”, conta Nirto Guisi.
Boa parte do material é fixado nos postes de energia elétrica e também nos canteiros e praças. Os eventos acontecem mas ninguém volta para retirar as propagandas. Nenhuma prefeitura da região tem regulamentação sobre o assunto e também não notifica quem produz a poluição visual.
Encontrar o equilíbrio entre a comunicação visual e a poluição urbana passa por uma série de questões polêmicas. Afinal, interesses comerciais envolvem o dia-a-dia das cidades – dos pequenos municípios às grandes metrópoles. Em algumas cidades foram aprovadas leis proibindo a colocação desse tipo de publicidade em pontos públicos. Empresas que não respeitam a regulamentação recebem multas.
Os chamados códigos de postura dos municípios servem para estabelecer regras e garantir a convivência harmônica entre os moradores. Acontece que muitos desses códigos não são colocados em prática ou estão defasados.