Irineu Weihermann, diretor superintendente da Oxford Porcelanas, reafirma este conceito. “O representante comercial deve conhecer a fundo o portfólio da companhia, os processos de logística e cobrança, ter poder de argumentação e dominar as ferramentas de trabalho”, explica Irineu.
No setor de comércio, também se identifica a necessidade de inovar na relação com o cliente. Karleno Hortz, proprietário da rede de lojas de eletrodomésticos Dibacenter, destaca que somente neste período de final de ano irá realizar dois grandes eventos de capacitação para seus 120 funcionários e já programa outros dois eventos para o início de 2016. “É evidente que precisamos estar sempre buscando aperfeiçoar nossas ações para atingirmos as expectativas dos clientes. Treinamentos e cursos trazem experiência e atitude vencedora para uma equipe”, ressalta.
Para o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Univille, professor Edson Augustin, o profissional que deseja obter expertise em todos os processos e mecanismos que englobam o mercado atual deve procurar uma graduação, além de conhecimento que lhe proporcione desenvolver sua capacidade de relacionamento interpessoal, como oratória e novas tecnologias. “No curso, o acadêmico recebe suporte para atuar no gerenciamento de indústrias e estabelecimentos comerciais, além de toda parte de logística, marketing e gestão de pessoas”, destaca Edson.