Site icon Jornal O Regional

Prefeitura da Lapa emite nota sobre apontamento de baixa aplicação de doses

Doses contra a Covid-10. Foto: Arquivo/O Regional

Na quinta-feira (15), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou uma relação de cidades com suposto baixo índice de aplicação de vacinas contra a Covid-19 recebidas da Secretaria de Estado da Saúde e a Lapa era uma delas. Nesta sexta-feira (16), a prefeitura se pronunciou sobre o assunto.

Segundo o TCE, as oito prefeituras notificadas apresentam índice de aplicação inferior a 70% dos imunizantes enviados, conforme dados do painel de vacinação do Ministério da Saúde, que é alimentado pelas próprias administrações municipais. Elas deveriam se explicar ao TCE. O levantamento foi concluído no dia 9 de julho e a Lapa apareceu com 68,05%. A medida integra o trabalho de fiscalização realizado pelo TCE-PR sobre o processo de vacinação no estado, iniciado ainda em janeiro, assim que as primeiras doses de imunizantes contra o coronavírus começaram a ser distribuídas e aplicadas na população.

A nota da prefeitura diz que a atual situação da Lapa, atualizada no dia 15, é de um percentual de 91%. Segundo o texto, de um total de 33.617 doses recebidas, já foram aplicadas 30.605. A prefeitura disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde e as Coordenadorias de Comunicação atuam com a maior transparência possível. Confira abaixo a nota da íntegra:

“NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal da Lapa esclarece a população acerca do questionamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE/PR em relação ao baixo índice de aplicação da vacina contra a Covid 19, apontando que o município teria um percentual de 68,05% de doses aplicadas.

Esclarecemos que a Secretaria Municipal de Saúde e as Coordenadorias de Comunicação atuam com a maior transparência possível e divulgam quadros diários, spots de áudios e postagens com as atualizações da evolução da doença e do ritmo da Campanha de Vacinação no Município em seus canais oficiais.

A atual situação da Lapa em relação ao percentual de doses recebidas x doses aplicadas é de 91%, com dados atualizados no final da tarde da última quinta-feira (15).

Desde o início da campanha, o Município recebeu um total de 33.617 doses de imunizantes. Deste total, foram já foram aplicadas 30.605 vacinas, sendo 23.537 primeiras e 7.068 segundas doses.

Ocorre que, com a intensificação e a maior disponibilidade de doses nas últimas semanas, houve um atraso na alimentação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SI-PNI.

O próprio Coordenador Geral de Fiscalização do TCE/PR, Rafael Ayres ponderou que “essa redução pode ter ocorrido pela ausência de registro ou o registro dos dados com atraso, em razão da aceleração do ritmo da vacinação” em matéria publicada no site oficial do órgão.

A Vigilância Epidemiológica Municipal ampliou o expediente interno até as 21 horas para alimentar o lançamento de dados no programa do Ministério da Saúde”.



Sair da versão mobile