Site icon Jornal O Regional

Politicando 22/01/2016

Paraná
O Paraná consolidou sua liderança na exportação de frango no País com mais um recorde nos embarques em 2015. Foram 1,481 milhão de toneladas exportadas, volume 15,17% maior do que em 2014, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O Paraná representou 34% das exportações brasileiras, que somaram 4,304 milhões de toneladas no ano passado. Na região, os últimos anos foram péssimos para o setor de avicultura, com empresas abrindo falência e muitos produtores ficando no prejuízo. Agora, a expectativa se mistura com a desconfiança.
Mandirituba
A presença do ex-deputado Geraldo Cartário (Pros) na cidade de Mandirituba na última semana serviu para movimentar os grupos políticos do município. Outra novidade é a tentativa de aproximação ao prefeito Onildo Gelatti (PP). Até o ano passado o prefeito era visto como um peso na campanha eleitoral, mas agora já é considerado pelos pré-candidatos como importante apoio no pleito eleitoral.
Rio Negro
Em Rio Negro, o prefeito do município, Milton Paizani (PSDB), pediu licença pelo período de 15 dias para férias. O vice-prefeito professor James Valério assumiu a direção do município e vai concentrar atenção na programação prevista para o primeiro trimestre, como retorno do ano letivo escolar, manutenção urbana e atendimento na área de saúde.
Agudos do Sul I
A última eleição para prefeito em Agudos do Sul foi uma das mais acirradas da região. Antônio da Luz (PP) se reelegeu com 36% dos votos, ficando o segundo colocado, Alamir da Avipec (PT), com 32%, e Iwerson Pires (DEM), com 30%. Agora, há uma expectativa em relação aos futuros candidatos. O atual prefeito, por estar no segundo mandato, ficará fora da disputa, Alamir da Avipec não milita mais no município, e Iwerson Pires não decidiu se entrará no pleito. As disputas pelas vagas na câmara municipal também foram as mais acirradas, com diferença entre eleito de 1 e 2 votos.
Agudos do Sul II
O prefeito Antônio da Luz ainda não sinalizou em relação aos prováveis pré-candidatos que poderão representar a atual administração na eleição de outubro próximo. Há três nomes que circulam em torno da situação, que seria do ex-vice Augustinho Treméa (PP), do contador Elizeu Negrello (PSB), e do Zico da Agropecuária.
Prefeita da Lapa, Leila Klenk (PT)/Foto: Arquivo / O RegionalLapa
Num momento político onde existem todos os questionamentos possíveis, o grupo político da prefeita da Lapa, Leila Klenk (foto) (PT), aposta que sua postura coerente, séria e sempre pautada pela franqueza serão determinantes no processo eleitoral. Leila Klenk tem uma ampla relação com todo o município e se firmou com uma das lideranças políticas da nova geração na região.
Quitandinha
Independente de outras articulações políticas que possam estar acontecendo no município, o vice-prefeito de Quitandinha, Marquinhos da Acarpa (PMDB), vem trabalhando para viabilizar sua candidatura a prefeito na eleição municipal. O principal incentivo vem do setor agrícola, onde Marquinhos atua com frequência e já por longo período.
Campo do Tenente
Mesmo em recesso legislativo, os vereadores de Campo do Tenente se organizaram para ampliar o contato com a população através de visitas aos bairros e comunidades do interior. Os vereadores mantém breve expediente na sede da câmara municipal e posteriormente se dedicam as visitas domiciliares e lideranças locais. A intenção é colher informação para fortalecer os debates nas reuniões da casa tão logo inicie o ano legislativo.
Piên
Nota divulgada pelo Tribunal de Contas do Paraná apontou a reprovação das contas da Companhia de Desenvolvimento de Piên no ano de 2013. A entidade, ligada a prefeitura e presidida pelo empresário Orlando Liebl, já apresentou recurso ao tribunal e acredita que todas as justificativas serão necessárias para reverter a decisão do órgão. As irregularidades que levaram à desaprovação foram a falta de encaminhamento das demonstrações financeiras e de sua publicação, além do atraso no repasse de informação ao Tribunal de Contas.

Sair da versão mobile