Site icon Jornal O Regional

Politicando 20/04/2012

Tranporte Escolar
A Associação dos Municípios do Paraná – AMP e os representantes das associações regionais de municípios do Paraná aprovaram nesta semana um indicativo de paralisação do transporte escolar dos 177 mil alunos da rede estadual de ensino e o ingresso de uma ação judicial contra o Governo do Estado para exigir o repasse integral dos valores gastos pelas prefeituras com o serviço. As datas da suspensão do serviço e do ingresso da ação não foram definidas. Antes disso, os prefeitos pretendem conversar com o secretário estadual da Educação, Flávio Arns, para definir as datas, os valores e os critérios do repasse dos R$ 80 milhões anunciados pelo governador Beto Richa para o transporte escolar.
BR 116
A Autopista Planalto Sul, que administra o trecho da BR 116 entre Curitiba e Rio Negro, fará nos próximos meses várias intervenções visando as obras de duplicação da capital até Fazenda Rio Grande. Motoristas da região que trafegam para Curitiba precisam redobrar a atenção e, quando possível, buscar caminhos alternativos. Uma opção é pelo bairro do Umbará e a outra por Agudos do Sul seguindo por Tijucas do Sul até a BR 376.
Mandirituba
Na próxima semana uma equipe da capital vai se fixar em Mandirituba por pelo menos três dias. Será uma nova pesquisa de campo para sondar como anda a preferência do eleitorado em relação aos pré-candidatos do município à prefeitura. A enquete está sendo encomendada por um grupo de empresários da cidade.
Lapa 
A cúpula do prefeito Paulo Furiati (PMDB), da Lapa, já trabalha com a probabilidade de que a eleição municipal desse ano seja disputada por apenas dois candidatos majoritários. Neste caso, eles acreditam que Furiati terá como concorrente apenas a engenheira agrônoma Leila Klenk (PT). Dentro desse cenário eles já buscam cooptar o maior número de aliados possíveis, inclusive de partidos que até então estavam do outro lado da trincheira.
 
Ingo Strack/Foto:ArquivoPiên
O pré-candidato a prefeito do PT de Piên, Ingo Strack (foto), tem como principal desafio reunir pelo menos mais um ou dois partidos para viabilizar sua candidatura. A tarefa não é das mais fáceis, já que há uma polarização no município entre o grupo do prefeito Gilberto Dranka (PSD) e o grupo do ex-prefeito Francisco Marques (PSDB). Até o momento, Strack caminha sozinho numa disputa que requer muita estrutura e apoio.
Contenda
O vice-prefeito de Contenda, Carlão Stabach (PMDB), que tem o apoio do prefeito Helio Boçoen e do secretário geral da prefeitura Rogério Boçoen (Dem) vai tentar uma composição com o PV contendense, do também pré-candidato Antonio Digner, o Mostarda. O problema é que Mostarda já declarou ser irredutível na sua candidatura.
Agudos do Sul 
O pré-candidato do Partido Social Cristão – PSC à prefeitura de Agudos do Sul, Daniel Hortz, informou que esteve reunido nesta semana com o presidente local da sigla, o empresário Mauro Negrelli. Na oportunidade, falaram a respeito da convenção do partido e também da preparação dos pré-candidatos a vereador. Hortz defende a coligação com outras siglas e destacou que as composições podem acontecer na majoritária e proporcional.
Tijucas do Sul I 
A tribuna da câmara de vereadores de Tijucas do Sul tem servido muitas vezes para queixas e desabafos da população. Nesta semana, por exemplo, a moradora Thais Rocha usou a palavra para reclamar do atendimento no Hospital Nossa Senhora da Luz. Segundo ela, seu pai sofreu uma queda e após ser encaminhado ao hospital foi mal atendido. Thais contou que fez uma denúncia à ouvidoria do posto de saúde e pediu que os vereadores acompanhem o andamento da denúncia.
Tijucas do Sul II
A redação recebeu nesta semana uma nota sobre a “briga” entre o prefeito Altair Gringo (PP) e o empresário João Andrade. O problema teria sido originado após o prefeito reclamar do valor no pagamento de cargas de saibro. O empresário não gostou da reclamação e teria iniciado a discussão que atingiu um tom incontrolável e acabou em vias de fato. Segundo a nota da assessoria do prefeito, ele só revidou após ser agredido pela outra parte.

Sair da versão mobile