Site icon Jornal O Regional

Politicando 03/09/2021

Prefeito Nassib Hammad (PSL). Foto: Arquivo/O Regional

Cassação na Fazenda Rio Grande I

Após uma rápida batalha jurídica no Tribunal de Justiça do Paraná por conta do Mandado de Segurança impetrado pelo prefeito Nassib Hammad (PSL) contra o Processo da Comissão Parlamentar de Inquérito que pede a cassação do seu mandato, será realizada amanhã a seção legislativa com a votação do pedido de afastamento de Nassib Hammad. Há uma grande expectativa no município em torno dessa reunião e intensa movimentação nos bastidores da política local.

Cassação na Fazenda Rio Grande II

A situação política em Fazenda Rio Grande dividiu o mesmo grupo que ganhou a eleição municipal no ano passado. De um lado está o prefeito Nassib Hammad com o apoio do deputado estadual e presidente do PSL, Fernando Francischinni, e do outro o grupo do vice-prefeito Marcos Marcondes e maioria absoluta dos vereadores com o apoio do deputado federal e presidente do Pros, Toninho Wandscheer. O Jornal O Regional transmite amanhã nas suas redes sociais a reunião que vai tratar do processo de cassação.

Piên

O prefeito de Piên, Maicon Grosskopf (Republicanos), poderá chegar ao final do ano com o maior pacote de obras contratadas no município em toda a história. São investimentos ligados principalmente na área de infraestrutura, com destaque para as pavimentações asfálticas. Além de recursos próprios, o maior montante são verbas destinadas pelo governo estadual. Vale lembrar que o governador Ratinho Junior (PSD) apoiou o atual prefeito pienense.

Lapa

Na Lapa, já está muito claro a postura de independência política do prefeito Diego Ribas (PSD) em relação aos grupos tradicionais da política local e que por muitos mandatos tiveram grande influência, presença em cargos e poder de decisão na prefeitura. Com um estilo de maior diálogo com a população e a construção de maioria no poder legislativo, Diego tem chances de mudar o cenário político local.

Contenda

Uma das preocupações no município de Contenda nos últimos anos vem sendo a ocupação desordenada do solo, com o surgimento de muitas edificações sem a devida regulamentação. A atual gestão da prefeitura anunciou agora a contratação do novo Plano Diretor Municipal, que entre outras coisas poderá corrigir distorções e promover um crescimento controlado e programado, respeitando condições de solo e ambientais.

Transporte coletivo rural

Muitos municípios estão tendo que ajustar o transporte de pessoas das comunidades rurais e bairros com o centro da cidade. Já por muito tempo o Ministério Publico acionou as prefeituras para que não façam o transporte coletivo de pessoas com o transporte escolar. Neste caso, há necessidade de contratação de empresas especializadas através de processo licitatório ou chamamento público.

Alep

O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e em conjunto com os Ministérios Públicos de Goiás e de São Paulo, cumpriu ontem 16 mandados de busca e apreensão em investigação que apura possível associação criminosa que estaria atuando para ocultar valores pertencentes a um ex-diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O ex-diretor geral é réu em diversas ações propostas a partir de investigações do caso que ficou conhecido como “Diários Secretos” e que apuraram desvios de recursos públicos na Assembléia Legislativa.

Safra

Uma das reivindicações dos produtores de soja paranaenses, liderados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e por entidades representantes do segmento, foi atendida pelo Ministério da Agricultura. As publicações das Portarias 388 e 399 trazem uma série de restrições para os produtores de soja, com vistas a garantir a efetividade do Plano Nacional de Controle da Ferrugem da Soja (Portaria 306). Ao mesmo tempo altera o calendário de semeadura, de 13 de setembro a 31 de janeiro, respeitando critérios que podem beneficiar os produtores.

Sair da versão mobile