Site icon Jornal O Regional

Pinga Pinga 20/12/2019

Esta é a última edição deste ano de O Regional. Não haverá circulação do jornal nas duas próximas semanas. A primeira edição de 2020 circulará no dia 10 de janeiro. A todos os leitores, nossos votos de um feliz Natal e um próspero ano novo.

A Polícia Civil faz o alerta sobre os golpes de aluguéis de imóveis no litoral para a temporada de verão. Em um dos principais registros, o estelionatário se passa por proprietário do imóvel e exige parte do pagamento como sinal para assegurar a locação.

Em outro tipo de golpe, o criminoso busca um imóvel e apresenta documento falso, realizando uma parte do pagamento, garantindo que o restante será pago ao final da locação. No entanto, o grupo sai do imóvel antes de serem descobertos, promovendo até mesmo furtos.

Para evitar ser lesado, a polícia recomenda que antes de qualquer pagamento sejam solicitados documentos comprobatórios da propriedade, sobretudo carnês de luz e água e de IPTU, sendo que estes papéis são de difícil acesso dos estelionatários.

O professor do Colégio Agrícola da Lapa, Daniel Silva, vem desenvolvendo um projeto paralelo com os alunos, com treinamentos de Rugby na instituição. O rugby é um esporte que exige diferentes requisitos de aptidões físicas.

Recentemente, a equipe auxiliada por Silva, Urutau Rugby, foi campeã nacional, contando com a participação de um aluno do projeto no time adulto. O professor agradece o apoio de todos no projeto e destaca que pretende ampliar as atividades no próximo ano.

O aumento de roubos de cargas de tabaco ocorridos nos últimos anos foi alvo de análise de uma comissão criada pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco e que integrou representantes das empresas associadas e órgãos de segurança pública como a Brigada Militar e Polícia Civil.

A análise das ocorrências demonstrou um aumento de 160% de roubos de cargas de tabaco cru em 2019 em comparação com o ano anterior. No total, foram 47 ocorrências nos últimos 3 anos, sendo 57% ocorridas no Rio Grande do Sul.

“Com base nesses dados, a comissão trabalhou no sentido de estabelecer um plano de ação para aplicação imediata”, comenta o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke. O volume total envolvido nas ocorrências chegou a 555 toneladas de tabaco cru nos três anos, com valor estimado em R$ 5,3 milhões.

As ocorrências ocorreram tanto na propriedade, como durante o transporte do produto entre produtor e a empresa ou na transferência entre filiais. Para isso, policia estarão atuando preventivamente nas áreas mais afetadas durante a safra de 2020.

Além disso, o gerenciamento de risco foi tema de folder que será distribuído aos transportadores de tabaco e de insumos agrícolas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O material estabelece medidas preventivas para auxiliar os transportadores.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Agudos do Sul (Sindag Sul) está promovendo entrega de cestas de natal a todos os sindicalizados. O presidente do Sindag, Genezio da Luz, deseja a todos boas festas.

Com a chegada das férias, a Secretaria de Estado da Saúde alerta a população para atenção especial às medidas preventivas contra a febre amarela. A principal delas é tomar a vacina, que garante a imunização com apenas uma dose. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde.

A secretaria estadual monitora, notifica e investiga constantemente as ocorrências da febre amarela em humanos e também em macacos. O vírus, que é transmitido pela picada do mosquito também afeta os primatas, provocando a morte desses animais.

Sair da versão mobile