Site icon Jornal O Regional

Pinga Pinga 15/01/2016

Meninas de Piên visitaram na semana passada o convento da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria/Foto: DivulgaçãoUm grupo de 44 meninas de Piên visitou na semana passada o convento da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, no centro de Curitiba.
A visita teve o objetivo de apresentar as adolescentes e jovens como é a vida das irmãs que seguem a vida religiosa em um convento. A Irmã Fátima Yuri Sukekava foi a responsável por conduzir o grupo durante a visita.
Na madrugada de quarta-feira, uma loja do centro de Piên sofreu tentativa de ataque com coquetel Molotov. Os meliantes arremessaram a bomba para dentro de estabelecimento, mas ela acabou não explodindo.
Segundo o Sargento Amaral, do Polícia Militar de Piên, caso explodisse, o coquetel teria iniciado um incêndio. A PM buscará identificar os responsáveis pelo ato em imagens das câmeras de segurança instaladas recentemente na cidade.
No último mês, o Conselho de Segurança de Agudos do Sul recebeu a visita do presidente do Conseg do bairro Jardim das Américas, Curitiba. Estiveram o presidente José Carlos Mendes, Margareth Nascimento e Luiz Fernando, da empresa Coringa.
Eles foram recepcionados pelo vice-presidente Jessé Zoellner e Marlene Bassanni, do Conseg local. O assunto principal foi uma parceria com os comerciantes e o setor público para ser instaladas câmeras de vigilância no município.
Na última semana a equipe da secretaria municipal de Saúde de Mandirituba, através do setor de Controle de Endemias, iniciou uma ampla campanha no município de mobilização contra a dengue, a febre de chikungunya e zica vírus.
O objetivo é alertar a população sobre a necessidade de fazer uma faxina geral em casa para eliminar os potenciais criadouros do mosquito. Os principais sintomas da dengue são dores musculares, de cabeça e nas articulações.
Como forma de prevenção deve-se evitar o acúmulo de água parada em pneus, garrafas e pratos de vasos para plantas – locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor.
A secretária de Saúde do município, Kátya Carvalho, conta que a mobilização contra a dengue seguirá nos próximos meses. “As equipes de saúde farão visitas em casas e estabelecimentos comerciais para entregar um material com informações”, disse.
Segundo a secretária, também será promovido uma competição educativa com os alunos da rede municipal de ensino. “Serão premiados os alunos que visitarem mais residências, fazendo a conscientização”, explicou.
Para o novo calouro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o ano de 2016 não poderia começar melhor. Filho de família humilde, Alessandro Rosário, de Quitandinha, sempre estudou em escola pública e viu nos estudos uma oportunidade de crescer.
No final do ano de 2015 quando ainda estava concluindo o ensino médio se inscreveu nos vestibulares da Universidade, sendo aprovado em três instituições, para o curso de Filosofia.
De acordo com o estudante Alessandro Rosário, um novo desafio se inicia, mas se diz preparado “Quero concluir minha formação acadêmica e já pensar numa pós-graduação, pois o mercado de trabalho exige candidatos habilitados e preparados” lembrou.
Ele ainda fez questão de frisar o incentivo dois pais, amigos, e do apoio de toda a direção e professores do Colégio Estadual Eleutério Fernandes de Andrade, que contribuíram para que ele chegasse até aqui.

Sair da versão mobile