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Piên é a primeira cidade paranaense a implantar serviço de telemedicina

Serviço já está à disposição dos moradores do município. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên

Serviço já está disponível para atendimentos na cidade, por meio de um totem instalado na unidade de saúde central

A internet, nos últimos anos, vem se tornando uma ferramenta para a realização de variadas atividades, possibilitando, por exemplo, o contato entre as pessoas sem necessariamente estarem no mesmo ambiente. Este formato de encontro virtual tem sido explorado na área da saúde, na qual pacientes conversam e relatam problemas com seus médicos, recebem as solicitações de exames e são receitados remédios para tratamento dessas enfermidades.

Conhecido como telemedicina, o serviço agora está disponível na unidade de saúde central do município de Piên, pioneiro no Paraná. Trata-se de um totem de atendimento médico onde o paciente vai até a unidade de saúde e conversa com um especialista ao vivo da mesma forma como se tratasse de uma consulta normal.

Michele Gauer, que está em acompanhamento pós-covid, foi a primeira paciente do município a utilizar o serviço de telemedicina e, por meio da ferramenta, pôde conversar com um pneumologista, que explicou sobre as formas de tratamento e já fez a indicação dos remédios necessários. “Fui atendida pelo serviço de telemedicina e fui muito bem acompanhada, é um serviço novo que veio para melhorar o atendimento aqui em Piên”, disse.

Para receber o suporte, os pacientes procuram a unidade e, primeiramente, consultam com o clínico geral, que ao avaliar o caso, faz o encaminhamento para atendimento à um especialista. O cidadão poderá escolher se prefere aguardar na fila de espera e continuar se deslocando para outras cidades ou prefere ser atendido pela telemedicina. Após o aceite do paciente a consulta online é agendada para o mais breve possível.

A coordenadora de saúde, Mayara Grosskopf, explica que no dia da consulta, ao chegar na unidade o paciente passa por uma triagem, na qual são disponibilizados dados para o médico que ao entrar na consulta já recebe um prontuário com a situação do paciente. Além disso, toda a consulta é acompanhada por uma profissional de enfermagem da unidade de saúde. “Nossos profissionais acompanham o paciente durante a consulta, servindo com um elo de ligação entre o paciente e o médico que está do outro lado da tela”, frisou.

O sistema de telemedicina utilizado no município é um lançamento da empresa Meta Saúde, e que por intermédio da Invest Paraná está sendo disponibilizado para as cidades, conforme detalha o representante do órgão, Marcio Wozniack. “Antes de levar este tipo de serviço aos municípios a empresa foi sabatinada e vistoriada e possui a chancela da Invest Paraná, o que significa que é um trabalho sério. Importante também destacar que este trabalho é reconhecido pelo Ministério da Saúde”, frisou.

Para o prefeito Maicon Grosskpof, a telemedicina é uma importante ferramenta para aprimorar e qualificar atendimento de saúde para a população. “Sabemos que alguns casos é necessário atendimento presencial, mas para tantos outros a telemedicina vem para acelerar a fila de consulta para especialista”, falou Grosskopf, destacando que antes de disponibilizar o serviço no município a telemedicina foi apresentada e teve a aprovação do conselho de saúde e dos vereadores. “Uma força tarefa em conjunto para elevar a qualidade da saúde do município”, pontuou.

O serviço de telemedicina já está disponível no município, com o agendamento para consultas e atendimento para as especialidades que estão na fila de pendência. O totem dispõe de sistema de áudio e vídeo, além de impressora que permite que o médico envie atestados, receitas e solicitações de exames para que sejam impressas na hora, e toda a consulta fica registrada no prontuário do paciente, vinculado ao sistema atual que a secretaria de Saúde utiliza. A prefeitura não teve custos com a instalação do totem de atendimento, e irá pagar apenas pelas consultas que forem realizadas.

 



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