Site icon Jornal O Regional

Piên cria centro de atendimento para pacientes com sintomas de Covid-19

foto-pien centro covidPara centralizar o atendimento e retirar das unidades o fluxo de pacientes com sintomas do coronavírus, a Secretaria de Saúde de Piên criou um centro específico para os casos desta natureza.

O espaço está localizado na Praça da Paz, aos fundos da unidade central de saúde. Para adaptar o local, a prefeitura instalou repartições onde estão distribuídos no prédio consultório médico, sala de triagem e de coleta, almoxarifado e sala da equipe da vigilância sanitária, a qual é responsável pelo acompanhamento dos pacientes positivados e organiza toda a parte de coleta dos exames.

O centro da Covid irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h30. De acordo com a coordenadora de Saúde, Mayara Grosskopf, todas as pessoas com sintomas gripais devem procurar este espaço. “Além do centro, temos uma tenda instalada em frente, onde o paciente será recepcionado e fará uma primeira triagem.

Em seguida, será encaminhado para consulta médica”, detalha Mayara. Neste local, haverá o atendimento de um médico exclusivo, além de profissionais de enfermagem. “Os pacientes já positivados e que necessitem de atendimento médico também devem se dirigir a este espaço, exceto os que apresentarem sintomas graves, como falta de ar. Nestes casos, o recomendado é ir direto ao hospital”, orienta.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Pedro Silva, a instalação deste centro é fundamental para tirar o fluxo de Covid de dentro das unidades de saúde. “Pessoas que vinham consultar com outras doenças acabavam tendo contato direto com pacientes positivos do coronavírus e ficavam na iminência de se contaminar também. Além disso, toda a equipe ficava exposta a este risco”, salienta Pedro.

O secretário reforça a necessidade da população continuar se cuidando. “É preciso que as pessoas utilizem máscara, álcool gel e mantenham o distanciamento social. Outro fator importante é que casos de outras doenças procurem atendimento médico somente quando for necessário”, sugere.

Sair da versão mobile