Site icon Jornal O Regional

Parceria entre a prefeitura de Pinhais e universidade oferece fisioterapia para pacientes com sequelas da Covid-19

Parceria entre a prefeitura de Pinhais e universidade está beneficiando moradores. Foto - Prefeitura de Pinhais

Pessoas que tiveram Covid-19, especialmente os casos mais graves, acabam ficando com sequelas. E para prestar atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde em Pinhais, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma parceria com o curso de Fisioterapia do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade).

Segundo o professor Dr. Faruk Abrão Kalil Filho, coordenador do curso de Fisioterapia da Uniandrade, a alta demanda de casos e de usuários do sistema de saúde que necessitavam de reabilitação motora e respiratória deu início a este trabalho. “São pacientes que se encontram acamados e ou domiciliados, sem condições de frequentarem a clínica fisioterapêutica por não conseguirem se deslocar devido às grandes alterações que o novo coronavírus deixou no organismo”, complementa o professor.

A parceria se efetiva por meio do trabalho que também é realizado em Pinhais pelo Centro Municipal de Especialidades, serviço do SUS de nível ambulatorial de apoio diagnóstico e terapêutico.

“O atendimento é totalmente voltado para pacientes acamados e domiciliados. Hoje não nos limitamos apenas aos que apresentam sequela pós-Covid, mas também para pacientes que sofreram AVC, traumatismos cranianos, fraturas múltiplas, DPOC grave ou qualquer paciente que não tem independência e possibilidade de sair de casa para fazer o tratamento”, explica Faruk.

Atualmente, 33 alunos do último ano de Fisioterapia fazem os atendimentos como estágio curricular obrigatório, sempre com a supervisão de professores. “Eles estão distribuídos em algumas Unidades de Saúde da Família e na maternidade do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Os professores estão a todo momento em contato com o aluno e paciente, estudando e avaliando com seus alunos cada caso para que seja realizado o melhor tratamento possível para os pacientes”, detalha o coordenador.

Para o professor Dr. Faruk a cooperação entre a prefeitura e a instituição de ensino é muito positiva. “Para os alunos da Uniandrade a experiência adquirida, a vivência, o trabalho em campo com estes pacientes é muito rico para o aprendizado e formação profissional e pessoal dos alunos. Para o município de Pinhais os pacientes são os beneficiados com um tratamento fisioterapêutico de qualidade aos usuários, prezando pela qualidade de vida dos moradores do município”, finaliza.



Sair da versão mobile