Site icon Jornal O Regional

Outubro Rosa reforça importância da realização de mamografia nas mulheres

Prédio da prefeitura de Tijucas do Sul está recebendo cores alusivas ao Outubro Rosa. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Tijucas do Sul

Se diagnosticado no início, as chances de cura ultrapassam os 90%, afirma médica

O mês de outubro é marcado por ações que alertam para o diagnóstico precoce do câncer de mama por meio da campanha Outubro Rosa. O objetivo é mobilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher. O mês alerta a importância da frequência de consultas com ginecologistas e mastologistas, com a realização de exames a partir dos 40 anos e principalmente, o autoexame de mama.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano, o que representa 15,5% das mortes por câncer em mulheres.

A médica ginecologista e professora da PUCPR, Silvia Helena Dos Santos Gajardoni Farges, afirma que o câncer de mama é um crescimento desordenado das células da mama, que perdem a capacidade de se regular e começa a crescer sem controle e se torna um nódulo.

A profissional alerta para a importância da mamografia. “O autoexame não substitui a mamografia. O autoexame é um gesto de cuidado da mulher com o seu corpo e seu bem-estar”, comenta. A médica argumenta que a arma de combate contra o câncer de mama é a mamografia. “Nós recebemos um número grande de mulheres que chegam para atendimento médico com um grau muito avançado de câncer, com isso, percebemos uma falta de cuidado”, comenta.

A médica afirma que se descoberto no início, as chances de cura ultrapassam os 90%. “Por isso ressalto a importância dessas campanhas de conscientização”, afirma. Segundo a médica, mulheres mais jovens, abaixo dos 40 anos, devem fazer um exame clínico anual, uma vez por ano, ao ginecologista. O autoexame é importante nesta faixa etária, pois, por conta da idade, são poucas indicações de mamografia. Já as mulheres mais velhas, têm a indicação de fazer uma mamografia uma vez por ano.

Em Agudos do Sul, além da conscientização em redes sociais, para que as mulheres procurem os atendimentos de saúde para realizar o exame de mamografia, no dia 23 de outubro, será feito na Unidade Básica de Saúde, uma ação com distribuição de brindes, música ao vivo e sorteios. De acordo com informações da prefeitura, a ideia é chamar a atenção da importância do diagnóstico precoce.

Campo do Tenente promoveu na última terça-feira uma roda de conversa com a temática de prevenção ao câncer de mama e colo do útero. Em Contenda, um evento ocorrerá na próxima sexta-feira, com diversas atividades como palestra com uma ginecologista, feira de saúde, atividades físicas, abordagem de temas como a violência contra a mulher e alimentação saudável.

Nesta semana, a prefeitura de Fazenda Rio Grande, através da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude promoveu um evento aberto com palestras de defesa pessoal, saúde mental e prevenção contra o câncer de mama.

Em Quitandinha, a programação está prevista para ocorrer durante os próximos dias. Preventivos, vacinação e atendimentos ginecológicos serão realizados durante o mês de outubro nas Unidades de Saúde.

Em Tijucas do Sul, o prédio da prefeitura recebeu a iluminação rosa, como forma de lembrar a conscientização para o combate ao câncer de mama. Um mutirão de mamografia também deve ocorrer durante o mês. Nas próximas semanas, há programações para os dias 14, 19, 21 e 26 de outubro. Haverá coleta de exames citopatológicos na Unidade Básica de Saúde.

 



Sair da versão mobile