Site icon Jornal O Regional

Médico da Santa Casa dá dicas para motoristas cuidarem da própria saúde

Motoristas devem estar atentos aos sinais para assegurar boas condições de saúde. Foto: Assessoria de Imprensa/Santa Casa

***Informe publicitário

Grandes jornadas de trabalho fazem parte do cotidiano de motoristas, mas é necessário ficar atento aos sinais para garantir um melhor bem-estar

Sejam motoristas de ônibus, caminhão ou mesmo de aplicativos, estes profissionais precisam se preocupar com a saúde durante o trabalho. Além da exposição ao calor e ruídos, soma-se as longas jornadas em que passam o tempo todo sentados.

É o caso do motorista, Marcos Fiori. A sua rotina em Curitiba (PR) é das 06h da manhã até às 20h da noite. Nesse período, ele sente muito impacto na saúde. “Por vezes saio de casa e não consigo tomar café ou me alimentar no horário. Sinto que isso me atrapalha”, conta. Além disso, com todo tempo na rua, ele vivencia dores nas costas e nas pernas, devido à ergonomia não adequada.

É importante que esses profissionais se atentem aos sinais para cuidar da saúde. Afinal, além do cansaço físico, com dores no corpo, pescoço, costas e até mesmo a perda de audição, também surgem dores de cabeça, muitas vezes associados ao estresse. Passar muito tempo sentado também acende o alerta da trombose nas pernas.

Dicas de prevenção – O Dr. Danilo Pompermayer, médico da Santa Casa de Curitiba, explica que nos casos de motoristas, exames de prevenção efetiva são essenciais. Como passam longos períodos ao volante, o cuidado tem de ser redobrado. “Um motorista precisa fazer exames preventivos no hospital mais perto da sua região pelo menos uma vez ao ano”, orienta.

O doutor relembra aos motoristas que sempre que possível fazer algum exercício. “Em viagens longas, parar ocasionalmente e evitar permanecer sentado nessas paradas”, diz. Nesse caso, a dica é que a cada duas horas o condutor faça uma pausa, estique as pernas e caminhe um pouco. Outra opção é mesmo ao volante, movimentar os pés, flexionar e estender os músculos, fazendo movimentos circulares com os tornozelos e punhos para melhorar a circulação.

A hidratação também é necessária. Sempre manter uma garrafa d’água e se alimentar a cada três horas. “Mesmo que sejam porções pequenas, o importante é que não fique de barriga vazia. Manter uma rotina com esses cuidados é ideal para garantir a saúde dos motoristas”, conclui.

Atendimento mais perto de você
Agora um atendimento especializado está mais perto de você. A Santa Casa de Piên é um complexo hospital que conta com um Centro Médico em especialidades como ortopedia, otorrino, pediatria e vascular. Se você é motorista e sente dores nas costas, pernas e articulações devido ao trabalho, conte com um de nossos especialistas.
Serviço
Rua Natal, 334 — Piên
(41) 3632 – 1481
Consultas eletivas: das 7h às 19h
Emergências 24 horas



Sair da versão mobile