Site icon Jornal O Regional

Luto: lapeano arcebispo Albano Bortoletto Cavallin morre aos 86 anos

Dom Albano morreu na última quarta-feira, após passar por procedimento cirúrgico para troca de válvula do coração. Foto: DivulgaçãoA comunidade católica paranaense se despede do arcebispo emérito de Londrina, Dom Albano Bortoletto Cavallin, que morreu na última quarta-feira após procedimento cirúrgico para a troca de uma válvula do coração.

Dom Albano nasceu no município da Lapa e se ordenou padre aos 24 anos. Atuou como padre coadjuntor na Catedral de Curitiba e também trabalhou na Igreja de Santa Terezinha, na capital. Sua ordenação como bispo ocorreu em agosto de 1973 e tomou posse após ser nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 14 de dezembro de 1986.

Foi nomeado arcebispo de Londrina e permaneceu à frente da igreja na cidade até 2006, quando se tornou arcebispo emérito. O velório de Dom Albano acontece na Catedral Metropolitana de Londrina, com missas programadas a cada duas horas. A celebração das exéquias foi realizada nesta sexta-feira, seguindo após para sepultamento na cripta da catedral.

Por meio de nota, o governador Beto Richa lamentou a morte do arcebispo, destacando o trabalho do religioso junto à comunidade. “Lamento profundamente o falecimento de Dom Albano Bortoletto Cavallin. Desenvolveu intenso trabalho pastoral como arcebispo de Londrina, por vários anos, e mesmo depois, já como arcebispo emérito. Uma grande perda para toda a comunidade católica”, disse.

O prefeito da Lapa, Paulo Furiati, também lamentou a morte de Dom Albano. “Ilustre lapeano que por onde passou em sua caminhada religiosa deixou um legado de solidariedade e amor aos nossos irmãos menos favorecidos”, afirmou.

Sair da versão mobile