Site icon Jornal O Regional

Fruet fala sobre gestão pública em evento com engenheiros

Fruet em encontro com engenheiros/Foto:DivulgaçãoO prefeito Gustavo Fruet participou na última quarta-feira de um evento organizado pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), no qual foi convidado a falar sobre a experiência como gestor da capital paranaense.
Um dos principais temas apresentados por Fruet foi o aumento das responsabilidades assumidas pelos municípios brasileiros nos últimos 25 anos, sem que houvesse um crescimento das receitas e das transferências de outros entes federativos no mesmo ritmo. “Os municípios assumiram responsabilidades no ensino fundamental, na saúde básica, na assistência social e em diversas outras áreas. Temos cada vez mais as cidades assumindo uma carga de responsabilidades, porém sem contrapartida. Há 10 anos, Curitiba respondia por 20% dos pagamentos do SUS no município. Hoje, responde por mais de 60%”, explicou.
O prefeito destacou as iniciativas adotadas para garantir a promoção do desenvolvimento sustentável de Curitiba e, ao mesmo tempo, a operação de uma rede de equipamentos urbanos que cresce em ritmo acelerado. “Reduzimos em 30% as despesas de custeio e extinguimos cinco secretarias. Tudo isso sem afetar a qualidade dos serviços; pelo contrário, aumentamos a oferta. Há 30 anos, Curitiba tinha cerca de 140 equipamentos. Hoje a cidade tem mais de 1.300; com parques e praças, chegamos a 2.436. O grande desafio não é construir uma nova creche, mas sim manter as atuais 200; não é construir uma unidade de saúde, mas sim manter as 109 já existentes. Mesmo assim já investimos mais de R$ 1 bilhão nesta gestão, em mais de mil obras”, disse.

Sair da versão mobile