Site icon Jornal O Regional

Fiéis de toda a região se preparam para a celebração de Corpus Christi

Procissão atrai centenas de fiéis nas ruas centrais do município de Piên. Foto: Arquivo/O RegionalMilhares de fiéis estarão reunidos nesta quinta-feira, em toda a região, para a celebração de Corpus Christi. Além de missas e procissões, a data também será marcada pela confecção dos tradicionais tapetes, que tem início já durante a madrugada.

A produção dos tapetes nas ruas das cidades conta com a utilização de materiais como serragem, folhas, flores, areia e outros elementos coloridos, por onde passa a procissão dos religiosos com o Santíssimo. Confira abaixo a programação de celebrações.

Segundo o padre Thiago Zella Hoffmann, da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Piên, a festa de Corpus Christi é a celebração do mistério da Eucaristia, um momento especial para a igreja e seus membros. “Corpus Christi significa Corpo de Cristo. Celebramos com muito esmero o mistério da Eucaristia, ou seja, Deus em sua plenitude se faz presente no Pão e Vinho, que pela transubstanciação se tornam Corpo e Sangue de nosso senhor Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia”, relata.

O pároco enaltecendo ainda importância da comunidade participar desta celebração. “Deus quer mostrar-se peregrino junto a seu povo, com isso a participação da comunidade na celebração demonstra Deus e seu povo caminhando lado a lado. Temos por costume preparar um belíssimo tapete, sobre o qual passará a presença de Deus. São feitos desenhos e frases no tapete, que remontam a nossa fé. Também, durante a procissão, o povo canta e faz orações, apresentando a Ele todas as necessidades da caminhada, bem como alegrando-se e dando graças pelo cuidado amoroso que Deus tem pelo seu povo peregrino”, finaliza.

Sair da versão mobile