Site icon Jornal O Regional

Família e escola

Quem pretende ver seus filhos com perspectivas de sucesso precisa acompanhar o aprendizado/Foto: DivulgaçãoNa semana passada, O Regional trouxe como reportagem principal o resultado da avaliação nacional da disciplina de matemática com estudantes da rede municipal de ensino. Alguns foram bem e outros nem tanto. A questão aqui não é falar sobre matemática, mas sim destacar a importância da presença dos pais na vida escolar e também na escola. São inúmeros os exemplos de estudantes e estabelecimentos de ensino bem sucedidos quando os pais se envolvem diretamente.
Num mundo cada vez mais competitivo, a preparação dos filhos é fundamental e não é aconselhável deixar que a escola, única e exclusivamente, cuide do futuro. Quem pretende ver seus filhos com perspectivas de sucesso precisa ter consciência da necessidade do acompanhamento. Participar da vida escolar, conhecer o ambiente, estrutura, professores, direção e funcionários é outro fator que pode diferenciar a vida do aluno e dos seus pais.
Neste sentido, cabe a provocação aos responsáveis pelos estabelecimentos. Não é uma tarefa fácil, mas é importante atrair as famílias para dentro da escola. Quem consegue estabelecer essa relação automaticamente obtém importantes resultados. Fazer promoções, investimentos, contra-turnos, entre outras iniciativas, é sempre mais rentável e possível quando pais de alunos estão agregados.
A relação escola-família-comunidade, independente da ordem, é fundamental para que se construam ambientes melhores e pessoas com mais responsabilidade pelo bem estar do mundo em que se encontram.

Sair da versão mobile