Site icon Jornal O Regional

Falta de chuvas compromete o início do plantio do tabaco na região

Bento e Maik estão na expectativa para o plantio do tabaco tão logo venha a chuva nos próximos dias. Foto: Arquivo/O RegionalA estiagem e a escassez de chuvas que afetam todo o Paraná têm refletido diretamente no agricultura local. Iniciando os preparativos para o plantio de mais uma safra, os fumicultores de toda a região já demonstram preocupação diante do cenário.

É nesta época do ano que muitos produtores de fumo fazem a mudança das mudas para a roça e, sem uma terra devidamente irrigada ou com demora em fazer o plantio, a planta pode perder qualidade e comprometer a produtividade.

Para evitar quebras na produção, alguns agricultores buscam alternativas para dar início ao plantio, como é o caso de Maik Lima, acompanhado pelo pai Bento, da localidade de Boa Vista, em Piên. “Já estamos com tudo preparado para o plantio, mas devido à falta de chuvas não é possível seguir com o processo. Com isso, estamos fazendo a poda das mudas e todo o tratamento necessário. Nossa expectativa é pelo plantio de 100 mil pés”, detalha.

Lima, que também cultiva outros produtos, relata que a preocupação é com a perda na qualidade e da produtividade. “Se não chover, as mudas passam do ponto ideal. Além do fumo, cultivamos soja e milho, os quais ainda não iniciamos o plantio por conta das condições climáticas”, pontua.

Segundo o inspetor de campo da Afubra, Vilmar Niser, a orientação de momento é tentar segurar as mudas nos canteiros. “Não adianta fazer o plantio se a terra estiver seca, sem chuva. Assim como outras culturas, o tabaco tem seu ciclo e, diante destas questões de clima, não há muito o que fazer”, considera.

O inspetor reforça ainda que, se possível, os produtores devem reduzir a área plantada. “Estamos trabalhando com o lema de plante menos e ganhe mais. Esta também é uma recomendação importante”, finaliza.

Previsão – Conforme previsão do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), dois sistemas frontais são previstos para se descolar sobre a região Sul do Brasil e mantêm o tempo instável em diversas áreas do Estado. As chuvas ainda se apresentarão de forma irregular, mas já são previstos temporais localizados. As temperaturas seguem elevadas.

Sair da versão mobile