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Estudantes e professores intensificam preparação para as provas do Enem

Érica tem intensificado a preparação realizando a leitura de livos, simulados e analisando provas anteriores. Foto: Arquivo/O RegionalEstudantes de todo o país estão na reta final de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que serão aplicadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. Ao todo, são 5,1 milhões de inscritos para a edição deste ano, sendo mais de 211 mil paranaenses.

A primeira etapa das provas, que acontecerá neste domingo, abordará questões relacionadas a linguagens, ciências humanas e a redação. Já no segundo dia, as provas serão de matemática e ciências da natureza.

A jovem Érica de Andrade Lisboa, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Alfredo Greipel Junior, de Piên, conta que já vem se preparando para o desafio. “Tenho buscado reforçar os estudos, com a realização de simulados, provas de edições anteriores e a leitura de livros. Os professores também têm apoiado e ajudado a aprimorar os conteúdos”, relata a estudante, avaliando a importância do exame para a entrada no ensino superior. “Pretendo usar a nota para tentar uma bolsa no curso de RH. Vejo o Enem como uma forma de acesso ao ensino superior e se a pessoa der o máximo de si, pode ir bem longe. Por isso, mesmo que a prova esteja difícil, não podemos desistir, temos que ir em busca de algo a mais”, incentiva.

A professora de biologia do Colégio Estadual João Afonso de Camargo, de Mandirituba, Ana Rosa Machado, aponta que uma das alternativas adotadas pelos docentes para estimular a preparação para a prova é trazer conteúdos relacionados ao Enem de anos passados para sala de aula. “Em minhas provas, por exemplo, incluo questões de edições anteriores para que os alunos tenham conhecimento sobre a abordagem do exame”, detalha Ana Rosa, salientando a necessidade de intensificar conteúdos aprendidos na escola em casa e buscar novos materiais que auxiliem na aprendizagem. “A dica é que os estudantes usem a internet a seu favor, buscando vídeos-aulas e conteúdo que reforcem o conhecimento”, ressalta.

Por fim, a professora dá orientações aos candidatos para a melhor condução da prova. “Não ‘encalhem’ em uma questão que não conseguem resolver. Se ver que a pergunta está muito complexa, vão para outra e, posteriormente, retornam àquelas que ficaram pendentes”, finaliza.

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