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Empresas se adaptam ao novo sistema de ponto eletrônico

Ponto Eletrônico/Foto:ArquivoNeste mês entrou em vigor o novo sistema de registro de ponto eletrônico. Empresas de todo o país, de vários setores, estão tendo que implementar novos equipamentos que permitem a impressão de comprovantes de entrada, saída e intervalos de trabalho. Alguns citam, porém, o grande acúmulo de tickets a serem guardados.

Segundo o contador Orlando Liebl, de Piên, são obrigadas a instalar o novo sistema as empresas que possuem mais de dez empregados e que já utilizavam ponto eletrônico. “Através desses sistema, o equipamento imprime um comprovante, que permite ao próprio funcionário um maior controle”, destaca.

O posto de combustível 36, de Mandirituba, é um dos estabelecimentos que se adaptou às novas normas e já tem instalado o novo ponto eletrônico digital que tem a emissão do ticket. No estabelecimento trabalham 28 pessoas e o gerente Fabiano Lourenço diz que a implantação do sistema contribui para a empresa e para o trabalhador. “Ajuda o empregado, que sabe as horas exatas que fez, e o patrão, que com isso tem o fiscalizador e não permite nenhum tipo de manipulação, estando dentro da lei”, comenta.

Já em Quitandinha, o Supermercado Maxxi conta com um prejuízo nestas alterações. A loja tinha adquirido há pouco tempo um relógio digital para atender os 31 funcionários e que agora não atende os novos padrões. “Compramos recentemente a máquina, investimos mais de mil reais e agora temos que trocar, já que ela não emite o comprovante”, comenta a gerente Miriane Prado.

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