Site icon Jornal O Regional

Domingo é dia de atrasar os relógios

Moacir eletricista prefere o horário de verão, já que é possível trabalhar por mais tempo/Foto: O RegionalNeste domingo, os relógios terão de ser atrasados em uma hora já que chega ao fim o horário de verão. Criado em 1931, este novo horário tem por finalidade aproveitar melhor a luz do dia e consequentemente economizar no consumo de energia elétrica. Ele está em vigor no Distrito Federal e em mais dez estados.
Com a crise que ameaça o país, com os índices de chuva abaixo do esperado nos últimos meses e a queda acentuada no nível de água nas represas das principais hidrelétricas, o governo federal havia cogitado estender esse horário por mais algum tempo. Contudo, desistiu desta medida, alegando que estudos realizados mostraram que a economia nesse período seria muito pequena. Outro empecilho seria a adaptação do setor de transportes e aviação civil, que já programaram seus itinerários contando com o fim do horário de verão. Para o Operador Nacional do Sistema (ONS), há riscos de apagões no país.
O horário de verão também mostra-se bom para alguns, mas nem tanto para outros. Em alguns casos, o horário de verão não é vantajoso, como para os supermercados. De acordo com o gerente Ariel Paes Pacheco, do Mig Atacado e Varejo Ltda, da Lapa, neste período o gasto é maior, já que os refrigeradores consomem mais energia elétrica. “Calculamos um aumento de cerca de 10% no consumo”, relata. “Por outro lado, neste horário, quando os funcionários encerram o expediente, ainda é dia e eles podem aproveitar para realizar algum trabalho extra em suas casas”, pondera Ariel.
Ao contrário disso, um dos profissionais que têm vantagem com o novo horário é o eletricista Moacir Domingos, de Piên. “Com o horário de verão, o dia é melhor aproveitado. A cada duas semanas ou uma semana e meia eu ganhava praticamente um dia de trabalho. Para quem é autônomo, o horário de verão é muito vantajoso”, comenta Moacir.
Vantajoso ou não, o fato é de que os relógios terão de ser atrasados em uma hora. Ou seja, quando for zero hora do próximo domingo, os ponteiros voltam para às 23 horas.

Sair da versão mobile