Site icon Jornal O Regional

Diversificação da produção agrícola segue na pauta em Tijucas do Sul

Criação de feira para venda de produtos no município e ovinocultura em pauta/Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Tijucas do SulCom o intuito de diversificar a produção e proporcionar aos agricultores um incremento em suas rendas, a Emater de Tijucas do Sul vem trabalhando em várias frentes em busca de implantar novas culturas. Para isso, o órgão vem desenvolvendo várias reuniões e apresentando novas sugestões.
No último dia 7, a produção de olericultura esteve em pauta, visando a comercialização de produtos convencionais e orgânicos com a prefeitura de Curitiba, além de outros compradores com potenciais através do consórcio de cooperativas. A reunião, que teve a participação de 15 produtores, contou com a presença do coordenador regional da Emater, João de Ribeiro Reis Junior, e dos presidentes da Copasol de São José dos Pinhais, Amélio Valaski, e da Coopertijucas, Eliobas de Jesus Leandro.
Já no último dia 8, 21 criadores de peixes estiveram reunidos na propriedade do piscicultor Nilton Fernandes, na comunidade do Saltinho. O encontro teve como objetivo a formação de um grupo de produtores para organizar a atividade no município, capacitação dos mesmos, obtendo assistência técnica e comercialização da produção. Nesta reunião, esteve presente o técnico da Emater e engenheiro de pesca, Luiz de Souza Viana.
Outras duas reuniões aconteceram no último dia 9. Representantes de diversos segmentos rurais estiveram presentes com o objetivo de implantar uma feira do produtor rural na praça central do município, proporcionando assim a venda de produtos locais na cidade. Este encontro teve a presença do técnico da Emater e biólogo, Paulo Luciano da Silva. Na outra reunião, o assunto trabalhado foi a implantação da ovinocultura no município. Neste encontro, cerca de 30 criadores de ovelha estiveram presentes, sendo que a intenção é organizar este segmento para a produção e comercialização. Estiveram participando desta reunião o gerente regional da Emater, Sérgio Guarienti, e o especialista e coordenador estadual do programa de ovinocaprinocultura, Cezar Amim Paqualin.
De acordo com o técnico da Emater e organizador das reuniões, Nivaldo Gomes, a intenção é fortalecer a classe agrícola do município. “Nos últimos anos temos apostado em novas culturas e obtido um retorno satisfatório, como no caso do cogumelo, que iniciou a atividade com 16 famílias e atualmente conta com 70”, destacou Nivaldo, salientando que todo processo visa acontecer de forma organizada e com apoio de profissionais do ramo. “Estas reuniões apresentam as características de cada atividade. Buscamos nos organizar para que todos sejam beneficiados e a agricultura do município cresça”, concluiu.
O prefeito Altair Gringo participou das reuniões e salientou que o poder público tem buscado auxiliar neste sentido. “A agricultura é um dos carros chefe da economia no município e tem que receber apoio para que se desenvolva”, comentou Gringo.

Sair da versão mobile