Site icon Jornal O Regional

Conta de luz terá redução de 14,3%

Vanessa relata que tem adotado medidas para reduzir o consumo de energia em seu estabelecimento comercial. Foto: Arquivo/O RegionalA Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou na terça-feira a redução de 14,3% sob a tarifa residencial, conforme a revisão tarifária da companhia. O reajuste beneficia todos os consumidores, mas varia de acordo com a classe de tarifa. Considerando clientes residenciais, industriais e comerciais, na média, a tarifa da Copel vai ficar 12,87% mais barata.
A redução da tarifa da Copel foi homologada em reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após análise da planilha detalhada da companhia que demonstra a possibilidade de reduzir a conta de energia elétrica no Paraná.
O presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna, comentou sobre a sliderredução da tarifa e investimentos na qualidade do serviço prestado. “A busca pela eficiência tem norteado a atuação da Copel nos últimos anos. Isso significa investir cada vez mais na qualidade do fornecimento de energia, aplicando os recursos de modo eficaz. Reduzir a conta de luz significa contribuir para o desenvolvimento do Estado, ao baratear o uso de energia e tornar o Paraná ainda mais competitivo para atrair investimentos”, disse.
Um dos efeitos que possibilitou a diminuição da tarifa foi o aumento do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Devido ao desligamento de grande parte das usinas térmicas, o custo da produção de energia foi barateado.
Quem comemorou esta notícia foi a proprietária da Confeitaria e Pastelaria Sabor e Arte, em Quitandinha, Vanessa Brito da Cruz. Em seu estabelecimento, ela também serve almoço e conta que o buffet utilizado para manter os alimentos quentes consome muita energia, além dos freezers e geladeiras que ela também necessita manter ligados. “Em média, gastamos R$1.400,00 por mês de energia e já adotamos estratégias para economizar neste consumo. Esta redução vai me ajudar”, descreveu Vanessa.

Sair da versão mobile