Site icon Jornal O Regional

Consultas eletivas são suspensas na unidade central em Piên

Unidade de saúde central está com as consultas eletivas temporariamente suspensas. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên

Medida é válida por 15 dias e pode ser postergada se houver necessidade

Devido ao aumento no número de pacientes buscando atendimento por problemas de síndrome respiratória, a Secretaria de Saúde de Piên suspendeu, temporariamente, as consultas eletivas na unidade central e em alguns bairros. A medida, que teve início na última segunda-feira, é válida para os próximos 15 dias, quando será reavaliada a situação e, se necessário, postergado por mais um período.

Paralelamente, a unidade de Trigolândia terá atendimento em período integral de Covid-19, atendendo também as consultas eletivas. Além da alta demanda de atendimentos, parte da equipe de profissionais teve de ser afastada, entre eles, dois médicos que foram diagnosticados com coronavírus.

O vice-prefeito e secretário de Saúde de Piên, Pedro Cavalheiro da Silva, detalha que a ação é emergencial e que os serviços deverão ser retomados em breve. “Para atender toda a demanda, vamos deixar a unidade central com atendimento exclusivo da Covid. Neste primeiro momento, com os afastamentos, alguns postos de saúde estão sem médicos devido a necessidade de remanejamento. No entanto, isso é algo emergencial e tão logo devemos restabelecer os serviços com a retomada dos profissionais”, detalha o secretário municipal de Saúde, Pedro Cavalheiro da Silva.

Ainda conforme Silva, desde o último dia 17 foram confirmadas mais 115 novas pessoas com Covid-19, exigindo atenção redobrada da equipe de saúde. “Em média, estamos atendendo diariamente cerca de 60 pacientes suspeitos da doença. Por isso, precisamos modificar a logística de atendimento para suprir esta demanda”, enfatiza o secretário, pontuando que os novos casos registrados agora têm uma gravidade menor do que no ano passado. “Graças a ampliação da vacinação as pessoas estão tendo sintomas mais leves, bem como um prazo de recuperação mais curto”, comenta.

Além da pandemia da Covid-19, há uma epidemia da gripe Influenza H3N2, a qual os sintomas se assemelham bastante e, por isso, a pasta orienta que as pessoas prestem muita atenção no que estão sentindo e busquem atendimento médico o quanto antes para evitar um agravamento do quadro.

 



Sair da versão mobile