Site icon Jornal O Regional

Com a chegada do frio, sistema de alerta de geadas auxilia agricultores

Cultivo de hortaliças é um dos principais afetados com as geadas e o intenso frio em toda a região. Foto: DivulgaçãoEstá em funcionamento em todo o estado o serviço Alerta Geada, disponibilizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) até o final do inverno.

O serviço visa auxiliar agricultores para a redução e prevenção para as perdas agrícolas relacionadas às geadas. Os alertas são veiculados por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras municipais, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, veículos de comunicação, estabelecimentos educacionais e comunitários.

De acordo com Nivaldo Gomes, técnico da Emater de Tijucas do Sul, uma das principais culturas que podem ser atingidas pelas geadas são as hortaliças. “As plantas cultivadas a céu aberto, como alface, podem ser afetadas pelas geadas nesta época. Por isso, é recomendado ter o cuidado de cobrir a plantação”, afirmou o técnico, citando ainda as plantações de abóboras. “Em caso de geada, o cultivo da abóbora, por exemplo, também pode ser atingida e causar estragos”, concluiu.

O Alerta Geada pode ser consultado nas páginas do Iapar (www.iapar.br) e Simepar (www.simepar.br), bem como pelo telefone (43) 3391 4500 ao custo de uma ligação para aparelho fixo.

Previsão – O meteorologista do Simepar, Cezar Duquia explica que a previsão para o inverno deste ano está dentro das normalidades. “As condições estão bem normais e dentro da média. As geadas que vão ocorrer no estado são bem típicas desta estação”, explicou.

Sair da versão mobile