Site icon Jornal O Regional

Cidades mais qualificadas

Concluído o ensino superior, curiosamente, muitos estão regressando às suas origens/Foto: DivulgaçãoNos últimos anos temos assistido o expressivo ingresso de jovens e adolescentes das cidades da região em instituições de ensino superior. Alguns mudam-se temporariamente, outros fazem o vai-e-vem diário, enfim, cada um se vira como pode para frequentar as faculdades de Curitiba, Mafra, São Bento do Sul, Joinville, entre outras cidades. Concluído o curso superior, curiosamente, muitos estão regressando às suas origens.
Neste contexto percebemos dois pontos muito importantes que estão alterando cenário de algumas cidades. Primeiro que essas pessoas estão engrossando a qualificação profissional na região. Formados, cheio de vontade e com muitos sonhos, eles querem muito mais do que quando deram o primeiro passo em direção ao diploma do terceiro grau. Porém, e na contramão, é notável a falta de espaço e oportunidade para todos esses candidatos ao mercado de trabalho. Um grande desafio para todos os municípios.
Ao admitir que as cidades ganham mais qualificação com seus novos bacharéis, provocamos uma longa reflexão sobre a necessidade de inovar e reinventar opções de trabalho e renda nesta nova fase dos municípios da região. O desafio é grande, e manter essas pessoas por aqui tem um valor inestimável.

Sair da versão mobile