Site icon Jornal O Regional

Casa de comércio completa 102 anos e reabre em Piên

Comercial São Jorge/Foto:ArquivoA história merece registro e apresenta fatos importantes do município. Em 1890, a família Gonchorovski migrou de Crocóvia, na Polônia, para o Brasil. Na viagem nasceu, ainda em alto mar, Estanislau Anastácio Gonchorovski, que mais tarde abriria a primeira casa de comércio de Piên.

Segundo dados da própria família, depois de desembarcar no porto de São Francisco, eles seguiram para a região e se estabeleceram em Piên. Na época, passaram a residir em casas feitas de barro, paus roliços e cobertas de folhas de taquaras. O povoado cresceu e em 1910 surgiu a pioneira casa de comércio.

Neste mesmo espaço nasceu João Gonchorovski, o seu Jango, que se tornou uma das pessoas mais conhecidas de Piên da época. Na juventude casou-se com Edvirges Gonchorovski, não menos conhecida e parteira de mão-cheia, sendo responsável por mais de 1.500 nascimentos. A contribuição foi tão grande que mais tarde emprestou seu nome para a Unidade Central de Saúde do município.

A casa de comércio continuou sendo referência para o município e mais tarde proporcionou que as novas gerações ampliassem o negócio. Jorge Letki, casado com Alaida Gonchorovski, fundou mais tarde um supermercado.

Passados mais de 100 anos, a antiga casa de comércio foi restaurada e agora abriga o Comercial São Jorge. Ângela Cristina Letki conta que a intenção foi preservar a história e identidade do local. Mais do que um comércio de produtos agropecuários, alimentícios, roupas, calçados e presentes, o espaço é a memória viva da história do município. “Convidamos toda comunidade, alguns para relembrar e outros para conhecer. Estamos certos de que vão gostar”, relata.

Sair da versão mobile