sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Campanha Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno

Encontro reforçou a importância da amamentação em Piên. Foto/Reprodução
A Lei 13.435 de 2017 determina que durante o mês sejam intensificadas ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Cidades da região prepararam diversas atividades

 

O mês de agosto relembra a importância do aleitamento materno. A data foi instituída pela Lei 13.435, de 2017, e determina que durante todo o mês sejam promovidas ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno como a realização de palestras, divulgação nas mídias, reuniões na comunidade, em espaços públicos e decoração dos espaços com a cor dourada. Agosto foi escolhido para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada faz alusão ao padrão de ouro do leite materno.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno teve origem no ano de 1990, em um encontro da Organização Mundial da Saúde, com a Unicef, ato em que foi criado um documento conhecido como Declaração de Innocenti. Com objetivo de cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura do documento, no ano de 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pós-Amamentação. Em 1992 foi criada a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

As palestras e eventos de conscientização reforçam a importância do aleitamento até o sexto mês de vida, podendo se estender até os dois anos ou mais. A Semana Mundial da Amamentação foca na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada uma ação de promoção do aleitamento.
Ações – No próximo dia 25, em Agudos do Sul, será promovido um encontro com o tema Amamentação: Vantagens e orientações com a equipe de enfermagem na Unidade Básica de Saúde Central, às 9 horas. Em Contenda, a Secretaria de Saúde promoveu uma oficina educacional para as gestantes. Os encontros foram organizados nas Unidades de Saúde.
Na Lapa, a Maternidade Humberto Carano promoveu ações alusivas ao tema. Uma equipe fez orientações a gestantes e puérperas e destacou a importância do aleitamento nos primeiros meses de vida.

Em Piên, no último dia 4, um evento reuniu mulheres. A secretária de saúde do município, Mayara Grosskopf comentou a importância de levar informações para as mulheres. “A Secretaria de Saúde de Piên promove de maneira constante o incentivo à amamentação”, afirmou a secretária.

Segundo Mayara, é essencial levar conhecimento para todas as mães. “É importante colocar em prática o aleitamento materno e reforçar o benefício para a saúde dos bebês. Isso é essencial para a criança e para o vínculo entre ela e a mãe”, reforçou a secretária.

A especialista em amamentação, Francine Werka, afirmou que o aleitamento materno previne doenças e traz inúmeros benefícios para o sistema imunológico da criança. “Os benefícios da amamentação vão desde a fase enquanto ainda se é bebe, até ao longo da vida”, afirma. Segundo a profissional, crianças que são amamentadas têm uma inteligência superior, se comparada com as que não são amamentadas no peito. Francine reforça a importância do Agosto Dourado em chamar a atenção e pede que a sociedade apoie e incentive a amamentação.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email