Site icon Jornal O Regional

Aprovado em Agudos projeto sobre comercialização do tabaco

Vereador quer apoiar fumicultores na comercialização do fumo. Foto: Divulgação

Vereador quer apoiar fumicultores na comercialização do fumo. Foto: Divulgação

Projeto de autoria do vereador Genézio Ferreira prevê que acordos comerciais e classificação do fumo ocorram na propriedade do fumicultor

Foi aprovado pela câmara de Agudos do Sul projeto de lei que dispõe sobre os acordos comerciais entre produtores de tabaco e empresas fumageiras e a classificação do fumo. Segundo o texto, as indústrias comercializadoras de fumo no município ficam obrigadas a realizar a classificação da folha dentro da propriedade dos fumicultores no ato da aquisição.

Ainda de acordo com o projeto, a pesagem do fumo ocorrerá nas propriedades das empresas fumageiras, após realizada a negociação, com o devido acompanhamento dos fumicultores, e se dará após a classificação. E depois da pesagem, o texto estabelece prazo de até sete dias para as empresas realizarem o pagamento dos fardos aos fumicultores.

Segundo o autor do projeto, vereador Genézio Ferreira, a proposta visa assegurar maior rentabilidade aos produtores de fumo. Segundo ele, a comercialização é centralizada em poucas empresas e essa centralização beneficia as empresas e penalizam os fumicultores que, distantes do local onde ocorre a classificação, têm dificuldades de acompanhar a análise da produção.

Ele diz ainda que os agricultores reclamam da falta de transparência da classificação. “Com isso, com a realização do ato na própria propriedade do agricultor, facilita o acompanhamento e proporciona transparência na análise, sendo uma reivindicação antiga dos produtores desta culura”, finaliza o legislador. Após a aprovação pelos vereadores, o projeto seguiu para sanção do prefeito Jesse Zoellner.



Sair da versão mobile