Site icon Jornal O Regional

Após 4,5 anos, Dom Francisco é nomeado bispo de nova diocese

Dom Francisco tomou posse na diocese de São José dos Pinhais em 2012. Foto: DivulgaçãoUma surpresa. Esta foi a reação da comunidade católica na manhã de ontem ao saber da transferência de seu bispo para a vizinha diocese de Joinville. Dom Francisco Carlos Bach ficará até o próximo dia 15 de junho, festa de Corpus Christi, agora como administrador diocesano, até assumir o trabalho pastoral em outra região.

Ontem, pelo telefone, Dom Francisco falou à redação deste jornal sobre sua transferência. “A vontade do meu coração é de ficar nesta diocese, porém, sou bispo da igreja e, por obediência, onde ela me mandar eu vou. Amei estar aqui, o povo, o trabalho que Deus me confiou”, descreveu.

Sobre o que fica neste tempo à frente da diocese, Dom Francisco enfatizou os avanços conquistados até aqui. “Foram quatro anos, quatro meses e quatro dias juntos. Fizemos uma caminhada bonita, sempre perseverantes e bem unidos. O que acontece numa paróquia acontece em outra também. Destaco o trabalho vocacional, o início da construção do novo seminário, a formação e revitalização dos Conselhos Pastorais, as escolas de ministros, o trabalho com a catequese e tantas outras coisas que juntos promovemos”, enfatizou, destacando que é necessário manter e conservar aquilo que se foi conquistado.

Ontem, Dom Francisco recebeu inúmeras ligações, palavras de agradecimento e incentivo. A presidência do Regional Sul 2 emitiu nota agradecendo todo o trabalho prestado na igreja do Paraná e manifestando a alegria pela nomeação.

A missa de posse de Dom Francisco na nova diocese está sendo marcada para o dia 24 de junho, às 15 horas, na Catedral de São Francisco Xavier, em Joinville.

Nove meses de espera – A diocese de Joinville estava vacante desde o falecimento do bispo Dom Irineu Roque Scherer, em julho de 2016. Dom Francisco Bach será o seu 7º bispo. Criada em 17 de janeiro de 1927, pelo Papa Pio XI, a diocese de Joinville abrange 18 municípios da região Norte de Santa Catarina. Possui 65 paróquias e quase 500 capelas divididas em seis comarcas, mais de quatro mil Grupos Bíblicos de Reflexão, 130 padres entre diocesanos e religiosos, 60 diáconos permanentes e 60 funcionários na Mitra Diocesana.

Histórico – Dom Francisco Carlos Bach nasceu no dia 4 de maio de 1954, na cidade de Ponta Grossa. Realizou seus estudos fundamentais no Grupo Escolar Professor Colares e em 1964 ingressou no Seminário Menor Diocesano São José em sua cidade natal. Em Curitiba, cursou Filosofia e Teologia, sendo ordenado sacerdote por Dom Geraldo Micheletto Pellanda no dia 3 de dezembro de 1977, na Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa. Entre os anos de 1985 e 1987, realizou seu Mestrado em Direito Canônico na Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, o nomeou Bispo no dia 27 de julho de 2005. Foi ordenado bispo na Catedral de Ponta Grossa no dia 27 de outubro e tomou posse da Diocese de Toledo no dia 24 de novembro de 2005. No dia 3 de outubro de 2012, foi designado para ser o novo bispo de São José dos Pinhais, sendo empossado no dia 15 de dezembro do mesmo ano.

Sair da versão mobile