Site icon Jornal O Regional

Agricultura segura o país

A agricultura está segurando o Brasil, poderíamos até afirmar que vem salvando o país nos dois últimos anos. Com a crise na indústria e no comércio e a alta taxa de desemprego, coube ao setor agropecuário os números positivos de geração de receita. A expectativa para a safra de 2017 é super positiva, com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevendo um aumento de 20,3% na produção em relação ao ano passado. Na região, também são esperados bons resultados nas lavouras de tabaco, batata, soja, milho e feijão. A torcida é grande.

O momento serve de contraste entre a indústria e a agricultura. Muitas pessoas que estão empregadas no setor industrial e comercial vivem momentos de apreensão em relação a manutenção dos seus postos de trabalho. Já aqueles que estão na agricultura não sofrem essa pressão e incerteza. Podem até não obter o resultado almejado, mas também não correm o risco de acordar sem ter o que fazer no dia seguinte.

O país precisa criar mecanismos que tornem todos os setores promissores, e que o trabalhador, seja da indústria ou da agricultura, não viva momentos de tamanha preocupação com sua renda. As reformas previstas pelo governo federal estão lentas e incertas, e o custo do poder público parece algo imutável. Um triste exemplo é que muitas empresas brasileiras estão se mudando para o Paraguai. Lá pagam menos impostos e o preço da energia elétrica é muito inferior ao praticado no Brasil.

Por enquanto, nossa terra e as mãos maravilhosas dos nossos agricultores estão fazendo a diferença, mas é preciso muito mais. E a nossa classe política precisa fazer sua parte. Por enquanto não estão produzindo nada neste sentido.

Sair da versão mobile