Site icon Jornal O Regional

Agricultores já apontam prejuízos com a produção de batata em Contenda

Produção de Batata/Foto:ArquivoPlantar batata em Contenda já foi sinônimo de produtividade e lucratividade. Hoje há uma outra realidade. A safra da seca, por exemplo, está se tornando inviável segundo relata o agricultor Miguel Pedro Tulik, da comunidade de Campestre. “A saca está sendo vendida por 19 reais e o preço mínimo para não dar prejuízo teria que ser 25 reais. Imaginamos que teremos ao final um prejuízo total de 17 mil reais”, conta Tulik.

O gerente da Emater em Contenda, Hamilton Borges de Oliveira, relata que o solo do município já não consegue dar os mesmos resultados dos anos anteriores. “Existe um desgaste e precisamos repensar essa atividade, sendo aconselhável migrar para outra cultura. Estamos próximos da capital e talvez a opção seja o incentivo a cultura de produções com giro rápido, como por exemplo, a produção de hortifrutigranjeiros“, orienta.

A família Boszcz, que reside na localidade de Pocinho, é um bom exemplo no município. Ex-plantadores de batata, eles atuam agora na produção de cogumelos e têm renda garantida.

Hamilton Oliveira relata que há intenção da criação de uma cooperativa e ampliar a possibilidade de linhas de créditos para quem tenha interesse em atuar na diversificação da produção agrícola.

Sair da versão mobile