sexta-feira, 3
 de 
dezembro
 de 
2021

Agosto fecha com leve alta no número de novos casos e óbitos por Covid-19

Cidades apresentaram uma alta no número de novos casos e óbitos pela doença em agosto. Foto: Ari Dias/AEN
Foram 2.434 novos diagnósticos e 90 mortes em decorrência da doença no mês passado

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os números relacionados a casos e óbitos pela doença têm apresentado ligeiras quedas em todo o país. Na região suleste paranaense, no entanto, o mês de agosto apresentou uma leve alta nos índices na comparação com o mês anterior.

De acordo com os registros, no mês passado foram 2.434 casos novos registrados nas dez cidades da região, número 4,2% superior do contabilizado em junho, que foi de 2.338, e em relação aos falecimentos, foram 19 registros a mais, passando de 71 em julho para 90. Apesar da alta registrada no mês passado, o cenário de novos diagnósticos ainda é um dos melhores se comparado com o mês de junho, quando foram 5.177.

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que o Paraná registrou 1.212 óbitos por Covid-19 em agosto, exatamente a metade das notificações de julho (2.424), e o número de mortes foi o menor já registrado desde novembro, quando o Estado divulgou 1.027 óbitos. O relatório aponta ainda que o número de casos é de 53.647, o menor desde outubro de 2020, quando foram contabilizadas 38.305.

Na avaliação do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a queda nos indicadores demonstra a efetividade das vacinas. “Não há dúvidas de que a vacinação é segura e eficaz. Vínhamos de uma média de pelo menos dois mil óbitos por mês este ano, e agora com o avanço da vacinação, reduzimos o número pela metade”, disse.

Ainda conforme a Sesa, são 131 municípios que não registraram óbitos em decorrência da doença em agosto, desses, 23 estão há mais de 90 dias sem mortes. Guaporema, no Noroeste do Estado, não registrou nenhuma morte pela doença este ano e Boa Esperança do Iguaçu, no Sudoeste, nunca registrou óbitos por Covid-19.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email