Site icon Jornal O Regional

A incógnita eleição para o senado no Paraná

Em quem você vai votar para senador no Paraná? Neste ano são dois votos e a eleição estadual tem ingredientes interessantes nessa definição de quem vai ganhar 8 anos para representar o estado no Congresso Nacional. Há dois nomes fortemente conhecidos da população paranaense e com situações bem distintas nesta reta final da campanha. O ex-governador Beto Richa, do PSDB, parecia ter uma eleição tranquila, principalmente por arrebanhar um número expressivo de prefeitos, porém, duas operações recentes do Gaeco e da Polícia Federal abalaram toda a estrutura política de Richa. O ex-governador, inclusive, foi preso. Depois de 3 dias conseguiu a liberdade e retomou a campanha, mas despencou nas pesquisas e passou a ser um nome indigesto na conquista de votos. O outro nome super conhecido é do atual senador e ex-governador Roberto Requião, do MDB, que lidera as pesquisas, mas que tem relação estreita com PT, defende o ex-presidente Lula, e que já mostrou diversas vezes ser contra a prisão do petista. E o Paraná deve ser hoje o estado com maior rejeição ao PT, o que pode impactar na campanha de Requião.

Outros três nomes apareciam na disputa pelo senado sem muitas chances, isso lá no mês de agosto, mas com o desenrolar da campanha e todos os acontecimentos até aqui, as coisas mudaram. O também ex-senador Flávio Arns, que foi do PT, depois do PSDB, e agora está na Rede, já passou Beto Richa nas pesquisas. O deputado federal Alex Canziani, do PTB, também ultrapassou a casa dos dois dígitos. E, não diferente, o empresário e debutante na política, Oriovisto Guimarães, quer aproveitar o apoio do candidato ao governo Ratinho Junior e tentar ser a surpresa na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal.

A eleição para o senado, inclusive, é onde existe o maior número de eleitores indecisos. Muita gente acaba se apegando na disputa para presidente e governador pela exposição que elas têm e na disputa de deputado porque são as mais próximas através dos seus representantes locais. No entanto, é importante ressaltar que o Brasil possui 80 senadores e eles têm papel decisivo no futuro do país e na grande maioria das ações desenvolvidas pelo poder público federal. O posicionamento do senador tem impacto na vida de todas as famílias brasileiras.

O Brasil terá grandes desafios no futuro próximo, principalmente em se tratando das reformas que devem ser apreciadas e votadas pelos deputados e senadores. Duas delas em especial são urgentes para a recuperação da economia e a geração de novos postos de trabalho; a reforma da previdência e a reforma tributária. O seu voto para senador tem fundamental significado sobre esses temas. Por isso, a importância de fazer as escolhas certas.

Além do mais, o senador tem 8 anos de mandato. Ele vai ficar por todo esse tempo votando e decidindo o futuro do país. E nós, trabalhadores, vamos ficar 8 anos pagando seus salários, dos seus assessores, assim como suas viagens, moradia, alimentação e posteriormente a aposentadoria. Quem você quer no Senado Federal representando o seu interesse? São dois votos, são duas escolhas. Dá para errar duas vezes?

Sair da versão mobile