Cidades de todo o país realizaram, ao longo desta sexta-feira, as solenidades de posse de prefeitos, vices e vereadores eleitos no pleito do último dia 15 de novembro. Nos municípios da região, seguindo uma série de medidas sanitárias em decorrência da pandemia da Covid-19, as cerimônias foram restritas e, em alguns casos, transmitidas pelas redes sociais.
Em Agudos do Sul, o vereador Jessé Zoellner (PP) assume interinamente a prefeitura; em Campo do Tenente, Everton Vizentin (PSL) foi empossado ao cargo de prefeito; a cidade de Contenda terá Mostarda (PSL) à frente do executivo; em Fazenda Rio Grande, Dr. Nassib (PSL) governará o município; na Lapa, foi empossado Diego Ribas (PSD); reeleito em Mandirituba, Luis Antonio (PSC) assume seu segundo mandato; na cidade de Piên, o jovem Maicon Tiguera (Republicanos) estará à frente da prefeitura pelos próximos quatro anos; em Quitandinha, Zé Quirera (Pros) comandará o executivo municipal; em Rio Negro, Professor James (PSD) foi conduzido ao cargo de prefeito; e em Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP) conduzirá os trabalhos do executivo na gestão 2021-2024.
Em seus discursos, os empossados comentaram sobre os desafios à frente do executivo municipal, apontando o enfrentamento à Covid-19, captação de recursos e avanços estruturais nas diversas esferas. Desenvolvimento econômico e geração de empregos, bem como um trabalho com transparência, também estiveram entre as questões apontadas pelos prefeitos.
Na solenidade de posse, as câmaras municipais também definiram os componentes das mesas diretivas para os próximos dois anos, com a eleição de presidentes, vices e secretários. As atividades do poder executivo no suleste paranaense têm início já a partir da próxima segunda-feira, enquanto no legislativo a previsão de início das sessões é para fevereiro.