Site icon Jornal O Regional

Politicando 29/06/2012

Piên I
O prefeito Gilberto Dranka (PSD), de Piên, pretende realizar uma grande festa amanhã na convenção que vai confirmar sua candidatura a reeleição. A intenção é reunir nada menos que 17 partidos na coligação. O PT vai oferecer o candidato a vice-prefeito, o comerciante Ingo Strack. A princípio, Dranka terá 65 candidatos às vagas no legislativo.
Francisco Marques e João Padeiro/Foto:ArquivoPiên II
Do outro lado o candidato deve ser o ex-vereador João Padeiro (PSDB), numa candidatura que terá como principal cabo-eleitoral o médico e ex-prefeito Francisco Marques (PSDB). Ainda há indefinição em relação ao candidato a vice-prefeito.
Contenda I
Três grupos devem se confirmar neste final de semana, através das suas convenções partidárias, na disputa pela prefeitura de Contenda. O vereador Ataul Carvalho Junior (PPS) será candidato a prefeito com o médico André Saliba (PSC) na vaga de vice-prefeito. Carlão Stabach (PMDB) e Amilton da Emater (PT) e Antonio Mostarda (PV) e Antonio da Copel (PV) serão os outros concorrentes.
Contenda II
O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) esteve em Contenda neste final de semana e declarou apoio a candidatura de Ataul Carvalho e André Saliba. Toninho possui relação estreita com o vereador Gilmar Carpejani, que defende a candidatura da oposição. Segundo Toninho, em alguns municípios vai prevalecer a relação de confiança e de compromissos assumidos em eleições anteriores. “Sempre respeito o partido, mas em algumas cidades as coligações tomam caminhos diferentes”, explicou.
Lapa I
Na Lapa, as conversas do último final de semana do PSDB, PSD, Dem e PPS surpreendeu na definição da chapa majoritária. Nem Vera Batista, Mansur Daou ou Professor Zé Luiz, o grupo fechou questão nos nomes da vereadora Casturina Bosch e Carlinhos Hammerschmidt como candidatos a prefeito e vice-prefeito. Os dois saíram da convenção determinados a enfrentar a eleição municipal e fazer valer o apoio do governo estadual.
Lapa II
O presidente da Associação Comercial, Empresarial e Agropecuária da Lapa – Acial, João Baggio Netto (PDT), poderá ser o indicado para a vaga de candidato a vice-prefeito na chapa com Paulo Furiati (PMDB), que vai disputar a reeleição. Há outros nomes também sendo sondados para a vaga.
Campo do Tenente
Os dois candidatos a prefeito em Campo do Tenente, Jorginho Quege (PMDB) e Reinaldo Pereira (PSDB) ainda não tem por definido seus candidatos a vice-prefeito. O empresário Baby Negrelli (PDT) virou a “noiva” do momento e até chegou a ser anunciado como vice na chapa do PSDB. Ontem, porém, o grupo do PMDB garantiu que Negrelli será vice de Jorginho Quege. Amanhã tudo se define.
Tijucas do Sul
Em Tijucas do Sul, a eleição desse ano promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos. Já havia três candidatos majoritários confirmados e nesta semana mais uma candidatura foi anunciada. O ex-prefeito Oni Bogo Junior (PSC) confirmou que volta a disputar a prefeitura do município. Ele, inclusive, já anunciou o vereador Paulão Claudino (PPL) como seu candidato a vice-prefeito.
Quitandinha I
Dois ou três grupos vão entrar na disputa pela prefeitura de Quitandinha. As convenções estão marcadas para este final de semana e o vereador Aurimar Rogovski (PSL), um dos mais interessados em concorrer como candidato a prefeito até ontem ainda não sabia se teria ou não espaço. Maria Julia (PSDB) trabalha para encontrar um candidato a vice. O ex-prefeito Charles Lipinski (PSL) aguarda e também aceitaria a candidatura se houvesse união da oposição.
Quitandinha II
Na outra ponta o grupo da situação já tem definido o nome de Márcio Rato (PMDB) como candidato a prefeito. O trabalho vem sendo realizado por longa data e ele entra na disputa com a marca da atual administração, que realizou o maior volume de obras na história do município.
Mandirituba
O jovem Rodrigo Rodrigues (PDT), de Areia Branca dos Assis, em Mandirituba, aceitou a convite e vai disputar uma das cadeiras na câmara de vereadores. Segundo ele, é uma decisão tomada junto com a família, dirigentes da sua igreja e amigos. “Incentivo que outras pessoas participem, a política precisa de renovação. Não só na idade, mas em idéias”, disse.

Sair da versão mobile