terça-feira, 2
 de 
setembro
 de 
2025

Projeto de lei que reduz alíquota do IPVA no Paraná é enviado à Assembleia

Estado encaminha o projeto de redução do IPVA à Assembleia. Foto: Arquivo/O Regional
Estado encaminha o projeto de redução do IPVA à Assembleia. Foto: Arquivo/O Regional
Redução do IPVA em 45%, anunciada pelo governador Ratinho Junior em agosto, deve beneficiar cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos entre automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas

O projeto de lei que reduz em 45% o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para a maior parte da frota paranaense foi encaminhado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (1º).

Conforme a proposta, a alteração, já para janeiro de 2026, é da alíquota dos atuais 3,5% do valor venal dos veículos passando para 1,9% – a menor tarifa do Brasil. A redução foi anunciada pelo governador Ratinho Junior no mês passado e deve beneficiar cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos entre automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas, equivalente a cerca de 83% de toda a frota de 4,1 milhões de veículos tributados no Paraná.

O governador enaltece que proposta faz parte das ações de justiça tributária adotadas pelo Estado diante do bom momento da economia paranaense. “É mais uma medida dentro do nosso compromisso com redução de impostos e da máquina pública. Cortamos mordomias, incrementamos os investimentos públicos e agora chegamos no momento desse grande anúncio que vai beneficiar todos os paranaenses”, destaca.

Conforme o projeto, a redução da carga tributária proporcionará alívio financeiro às famílias paranaenses, gerando benefícios diretamente ao cidadão, como a ampliação de sua capacidade de consumo e o incentivo à regularização de impostos, e, consequentemente, estimulará a atividade econômica em diversos setores comerciais e industrias do Estado.

Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a proposta representa não apenas uma economia para as famílias, mas também um aumento do consumo em todos os 399 municípios do Paraná. “É dinheiro no bolso que impulsiona o consumo e movimenta a economia como um todo”, diz Ortigara. “Tivemos uma experiência bastante positiva no ano passado, com a isenção do IPVA de motocicletas, que trouxe mais qualidade de vida para os paranaenses sem impactar a arrecadação do Estado”, complementa.

A proposta prevê que haverá compensações para garantir a arrecadação, como o aumento da multa por atraso dos atuais 10% para 20%. Além disso, a alíquota de 1,9% também deve diminuir a inadimplência e ainda repatriar veículos paranaenses que hoje estão emplacados em outros estados.

O projeto agora será analisado pela Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia, além de outras comissões temáticas, antes de ser votado no plenário da Casa. A expectativa é de que o texto seja aprovado ainda em 2025 para que a isenção comece o ano já em vigor.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email