sábado, 13
 de 
setembro
 de 
2025

Júri do feminicídio contra Josicler Pieckocz será na próxima semana

Josicler Pieckocz foi assassinada em fevereiro. Júri começa na quinta. Foto: Divulgação
Josicler Pieckocz foi assassinada em fevereiro. Foto: Divulgação
Julgamento do processo que trata do crime cometido em fevereiro  deste ano tem início na próxima quinta-feira. Os dois réus, Leonides Maahs  e Luan Fabiano Bachel, serão julgados perante o plenário do Tribunal do Júri

Com início na próxima quinta-feira, o Fórum da Comarca de Rio Negro, a qual abrange o município de Piên, terá em sua pauta o julgamento do caso que trata do feminicídio ocorrido contra Josicler Pieckocz no mês de fevereiro deste ano na localidade pienense de Gramados. No júri popular serão julgados Leonides Maahs e Luan Fabiano Bachel.

O julgamento ocorrerá no salão do Tribunal do Júri, com início às 8 horas. A sessão será conduzida pelo Juiz e, na ocasião, com a presença também dos jurados a serem sorteados, serão indicados pelas partes documentos e provas, ocorrem oitivas de testemunhas, interrogatório dos réus e debate, no qual acusação e defesa fazem suas considerações, para então ocorrer a decisão. Estão arroladas no processo cinco testemunhas de acusação e duas da assistência de acusação; não há testemunhas por parte da defesa.

Famíliares da vítima vêm, desde fevereiro esperando pelo desfecho do caso e afirmam que a expectativa é pela condenação dos réus. “Nós da família Pieckocz estamos em orações para que dessa vez os responsáveis sejam condenados. A vida que se foi, infelizmente, não volta mas nossos corações conseguirão ficar em paz sabendo que a justiça foi feita. Foi um crime bárbaro, cruel, ainda não conseguimos entender o motivo deles fazerem ela sofrer tanto pois era uma mulher honesta, trabalhadora e de bom coração”, afirmam.

O advogado da família, Michael Pinheiro, também falou sobre a preparação para o júri. “Estamos nos preparando para o desfecho do caso e sair com vitória na condenação por pena máxima dos acusados, buscamos ainda que justiça seja feita e traga paz para esta família”, disse.

A defesa de Leonides Maahs, representada pelo advogado Nilton Ribeiro, e de Luan Bachel, por meio de Renan Martins Moreira, informaram que a tese defensiva será apresentada somente por ocasião do julgamento.

O crime – O crime ocorreu na tarde de 11 de fevereiro, em uma chácara. A vítima, Josicler Pieckocz, era mulher do ex-vereador Leonides Maahs. As informações são de que teriam sido ouvidos gritos de socorro e de que ela teria sido morta a golpes de marreta. As polícias Militar e Civil estiveram no local. O ex-vereador foi conduzido à delegacia e teve posteriormente sua prisão confirmada. No decorrer dos dias, foi encontrado em um tanque de peixes próximo ao local da morte uma câmera de segurança que teria sido ali jogada, e, nas proximidades, um martelo, os quais foram encaminhados para perícia. Ainda na semana do crime, foi decretada a prisão do pedreiro Luan.

Três dias após a ocorrência em Gramados, o pedreiro foi encontrado e capturado em São Bento do Sul pela Polícia Militar de Santa Catarina. Após os trabalhos investigativos da Polícia Civil de Rio Negro e a formalização da denúncia pelo Ministério Público, o caso seguiu tramitando na Justiça. A audiência de instrução foi realizada no dia 19 de maio, quando foi determinado que os réus fossem a julgamento perante o plenário do Tribunal do Júri.

 

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email